quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pão com vinho

Hoje, quarta-feira, é dia de levantar cedinho e ir comer pão com vinho na Barbarella Bakery, em Porto Alegre. Falo em levantar cedo para quem gosta, mas durante todo o dia você pode passar por lá, experimentar um bom sanduiche e uma taça de grande vinho.
Espumante ou tinto? Esta primavera gaúcha de temperaturas amenas e frias inspira combinações para diversos gostos. Descubra o seu e encontre no Bread & Wine desta quarta-feira a melhor companhia para seu paladar. Nossa sugestão é brindar a estação das flores com vinhos da Vinícola Vallontano e um sanduíche de alma suíça e muito estilo francês.
Composto de carinhos e detalhes, o sanduíche Brigitte é um dos mais solicitados na Barbarella. A baguette tradicional sai crocante do forno e traz em seu recheio um tenro rosbife de filé mignon, feito com cuidado para manter-se dourado por fora e róseo no centro e no topo, finalizando com cobertura de queijo gruyère gratinado. Originário da Suíça, da cidade de Gruyère, e disseminado por toda França quase como um item obrigatório na cesta básica daquele país, o gruyère é a estrela deste sanduíche. Seu sabor passa por um toque frutado e tem acento de nozes. Além de delicioso, ele é conhecido por seus furos característicos e o amarelo intenso de sua cor. Ao sair derretido do forno de pedra da Barbarella, cobrindo a baguette e o rosbife ele é delícia certa do início ao fim. Que c'est joli!!!
Brut Vallontano, Vale dos Vinhedos - Brasil
Charmat longo. Isso mesmo, é assim que definimos o método de elaboração do espumante que apresenta finíssimas borbulhas desprendendo-se em espiral no fundo da taça. O Charmat longo surge como alternativa para conferir maior complexidade ao Brut Vallontano. Dessa forma, ao invés de três, o espumante fica durante seis meses em contato com as leveduras que lhe passam sutis sabores amendoados e de avelãs. Mesmo assim, ainda é possível encontrar os aromas frescos e cítricos de maçã verde. As uvas utilizadas na elaboração são as mesmas de Champagne e garantem a coluna vertebral desse brut do Vale dos Vinhedos. É feito em quantidades pequenas e com qualidade constante. A elegância e harmonia são marcantes e a persistência no paladar sempre autoriza o próximo gole. Com mescla de sabores e acidez correta, é a opção perfeita para o início de primavera.
Vallontano Cabernet Sauvignon, Vale dos Vinhedos – Brasil.
A ideia de elaborar vinhos que revelem o caráter varietal da uva é uma tônica da vinícola Vallontano. Os varietais francos, que entregam abundância de fruta madura com característica varietal - e sem aqueles disfarces que o carvalho mal manejado pode causar - são o objetivo de Luiz Henrique Zanini, enólogo e vinhateiro da Vallontano. Esse Cabernet Sauvignon possui ótima concentração de cor e aromas complexos provenientes da combinação entre maturação e envelhecimento, o que o torna surpreendentemente singular. A safra de 2005 foi fantástica e produziu um vinho introspectivo, quase intelectual, sem, contudo, parecer soberbo. É um tinto de classe que combina muito bem com os sabores do Brigitte.
O Bread & Wine acontece toda quarta-feira na Barbarella. O conceito principal do projeto ronda a palavra "permitir-se". Por que não tomar um vinho no meio da tarde? Por que não ser especial a qualquer hora do dia? São pequenas indulgências que devemos nos conceder e nos permitir. Para tanto, é necessário mudar de mentalidade e de cultura, trazendo o vinho para o nosso dia a dia, como o pão, presente a todo momento. Às quartas- feiras, as harmonizações sugeridas têm desconto de até 25%, mas pão e vinho têm todo dia na Barbarella, basta consultar o cardápio e escolher as opções do café da manhã ao jantar. A Barbarella abre cedinho às 07h15min e vai até às 23h30min.

Nenhum comentário: