quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Hoje é quarta, dia de pão e vinho - Barbarella à francesa

Tartine de pain au levain à la creme de cèpes et brie. Sugestão da Barbarella Bakery
..................
..................


Você já sabe que a Barbarella, em Porto Alegre, é um misto de boulangerie francesa com lanchonete americana e alguns toques de vários recantos do mundo nos quais o pão aparece como personagem de destaque. Nesta temporada primaveril, a casa está com o sotaque francês a pleno vapor. Também pudera, sua proprietária Ana Zita Fernandes acaba de voltar de uma temporada em Paris onde, além de visitar os melhores templos do pão, fez um curso de aprimoramento de técnicas e receitas e, sem nenhuma metáfora, meteu a mão na massa com força total. O resultado dessa experiência você vai sentir aos poucos na Barbarella. Nesta quarta-feira, por exemplo, já tem novidade: tartine de pain au levain à la creme de cèpes et brie... uma bela fatia de pão de fermentação natural coberta por creme de cogumelos frescos e gratinada com queijo brie. Para complementar, saltam da adega duas opções de vinhos de excelência: o francês Ch âteau Janon Blanc e o brasileiro número um na preferência de espumantes de qualidade: Cave Geisse Nature. Um brinde ao bom gosto e a sua companhia. É o Bread & Wine nosso de toda quarta à sua espera. Allons y!!!

Cave Geisse Nature - Pinto Bandeira/RS, Brasil



Produzido pelo método tradicional (champenoise) na vinícola Cave Geisse, na Serra Gaúcha, o Cave Geisse Nature tem coloração amarela clara com reflexos esverdeados e apresenta um bonito perlage com bolhas finas e duradouras. Os aromas são elegantes com intensos aromas de levedura, frutas secas e um toque de amêndoas e cítricos. De excelente estrutura, bastante seco, boa persistência e acidez agradável ao paladar, esse elogiado espumante é bastante eclético para harmonização, favorecido pela peculiaridade de não ter adição de licores em sua expedição, ou seja, é zero de açúcar. Em sua composição, o Cave Geisse Nature tem 70% de uvas chardonnay e 30% de pinot noir. Seu teor alcoólico é de 12%. Excelente companhia para o pain au levain e a leveza da primavera na Barbarella.

Château Janon Blanc - Bordeaux, França



Em Bordeaux se respira vinho por todos os lados. Em algumas estradas, as placas em forma e garrafa não deixam dúvida de que estamos na região francesa que concentra a maior quantidade de grandes propriedades vinícolas. É a terra dos tintos, mas, mesmo em escala bem menor, os bordaleses dedicam-se também à produção de vinhos brancos. Com gosto e aroma de frutas e, às vezes, de flor, os brancos secos de Bordeaux recendem à natureza do campo e a frutas do pomar. É o caso deste Château Janon Blanc, que em sua composição traz 40% de uva sauvignon, 40% de semillon e 20% de muscadelle. E é esta perc entagem que faz toda a diferença e imprime delicadeza ao vinho, acentuando seu caráter aromático e suas notas de frutas cítricas combinadas com flores brancas. É um brinde leve e saboroso para combinar naturalmente com as nuanças da tartine de cogumelos e brie. Santé!
A Barbarella Bakery fica na rua Dinarte Ribeiro, 56 - Moinhos de Vento - POA - RS - Tel.:(51) 3346 7164 - www.barbarellabakery.com.br

Nenhum comentário: