terça-feira, 12 de outubro de 2010

Pão e vinho na Barbarella Bakery

A musa francesa dos anos 60 figura nas paredes da Barbarella Bakery, em Porto Alegre, ao lado de outras personalidades femininas como referência ao poder feminino, à beleza e à determinação. Brigitte Bardot inspira também um dos sanduíches mais sedutores do cardápio da casa, carregado de sabor, sotaque e ingredientes franceses. Bardot é a atração do Bread & Wine desta quarta-feira, dia 13 de outubro, acompanhada por um bordeaux blanc e um carménère chileno. Pura tentação, puro prazer!!!
A combinação de gruyère e croissant é uma homenagem à musa símbolo da França que derreteu os corações e atiçou a imaginação do público. O croissant da Barbarella emana qualidade. Fica amarelinho pela riqueza de ovos com sabor e aroma ancestral e quando em contato com o queijo gruyère, agridoce picantemente almendrado, traz uma impressão sensorial muito rica.
Gratinado em forno de pedra, o croissant ganha crocância extra e o queijo suíço com alma francesa faz um melt inigualável. O recheio se complementa com um tenro presunto cozido, finamente cortado, garantindo umidade ao gratinado crocante. Bardot é o equilíbrio entre as partes. Tentação da primeira à última mordida.
Diferentemente da fama dos vinhos sisudos pela qual os bordaleses são conhecidos, esse Bordeaux Blanc Château Janon emite frescor e jovialidade através das suas notas florais e de mel. É uma sorte encontrarmos, no Brasil, um Bordeaux com frescor primaveril bem "embalado" em um branco de estrutura delicada como o Château Janon.
É um vinho para ambos os sexos, que oferece uma alma feminina assim como o sanduíche Bardot. Nesse caso, a Muscadelle, que também é autorizada em Bordeaux, faz toda a diferença por ser extremamente aromática. O nariz do vinho, expressão que é habitual entre enólogos, traz aromas de melão e mel que são marcas dessa simpática uva. O lado inusitado fica por conta do paladar, que é seco e fresco, contrariando as expectativas do nariz. Fica uma delícia com o croissant do Bardot que também oferece uma leve sensação adocicada. O suíço gruyère é o queijo que melhor harmoniza com o Bordeaux Blanc.
A vinícola Casa Silva já é conhecida dos gaúchos. Vale lembrar que ela se localiza em um dos melhores terroirs do Chile para a Carménère. Extinta na França na dizimação dos vinhedos ocorrida no século XIX, em virtude da ação da phylloxera, no Chile, ela foi confundida com a Merlot até os anos 90. Confusão desfeita, a Carménère se tornou a uva emblemática do país sul-americano e encontrou no Vale do Colchagua, onde se localizam os vinhedos e a sede da Casa Silva, as condições ideais para “sobreviver” e gerar frutos sãos e doces.
Sua colheita ocorre após a de todas as tintas e ainda assim pode gerar vinhos um pouco herbáceos. O Casa Silva Carmenère Colección é um vinho do dia a dia, com carga de taninos moderada. Notas de ameixa e uma leve doçura residual garantem o pleno amadurecimento no vinhedo. Seu final é longo e persistente. É um vinho tinto sutil que se integra ao sanduíche Bardot e aprimora o paladar evitando penalizá-lo, como a maioria dos tintos longevos.
Para quem não sabe, vale esclarecer que o Bread & Wine não é exatamente um evento e sim um conceito criado para trazer o vinho para o nosso dia a dia com a maior naturalidade. A cada semana, sempre na quarta-feira, sugestões de harmonização retiradas do cardápio de pães e delícias da Barbarella são oferecidas ao público com descontos de até 25% tanto para o vinho quanto para o pão que vem à mesa seja como sanduíches, tortas e quiches ou em acompanhamento de saladas e sopas. De segunda a sábado, a Barbarella abre suas portas das 7h15min e segue até às 23h30min. A cozinha fecha às 22h30min!! Aos domingos, o horário é das 10h às 18h. Você é sempre bem-vindo!

Nenhum comentário: