segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Peras, queijos e vinhos

Como acontece todos os anos, no mês de outubro as peras dos Estados Unidos chegam ao mercado brasileiro. Peres, queijos e vinhos é uma combinação gastronômica irresistível. Cada variedade das peras americanas tem um sabor único de doçura, delicadeza e cores suaves.
A pera americana é um complemento especial para realçar o paladar de vinhos e queijos. Para aqueles que desejam apreciar sabores e texturas diferenciados das frutas combinadas com queijos e vinhos, a USA Pears recomenda a seguinte harmonização:
Para as peras Anjou verde, a sugestão é apreciar a fruta combinada com queijo tipo Camembert ou Fresco de Cabra. O vinho ideal para completar o menu é o Chardornnay ou o Pinot Gris. As peras Anjou têm cor verde clara e não mudam ao amadurecer. Seu sabor doce e suave tornam-nas ideais para também serem consumidas in natura e em saladas.
As peras Anjou vermelhas combinam perfeitamente com os queijos Gouda e Cheddar e os vinhos Syrah e Cabernet Sauvignon. Essa variedade de pera tem sabor doce e suave, também excelente para o consumo in natura e em saladas.
As peras Bartlett mudam da cor verde para o amarelo quando amadurecem. São ideais para o consumo in natura, em sobremesas e saladas. O sabor das peras Bartlett é realçado quando degustadas com queijos azuis, como Gorgonzola e Roquefort, de Cabra Feta e com os vinhos Riesling e Prosecco.
As peras Comice são excelentes para acompanhar queijos finos. São harmonizadas com os sabores do queijo Brie e de Cabra envelhecido e dos vinhos Chardornnay e Riesling. A fruta está entre as peras americanas mais doces e suculentas.
A variedade de peras Bosc tem cor café e formato do corpo alongado. A polpa é firme e doce e é uma ótima opção para decoração de pratos sofisticados. A combinação ideal para apreciar o sabor da pera Bosc é o queijo azul ou Cheddar com acompanhamento dos vinhos Pinot Noir e Harvest Riesling.

Nenhum comentário: