quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Suco de uva pronto para beber estreou no Sial 2010


Suco de uva da serra gaúcha em Paris.
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Outra novidade brasileira no Sial 2010, que começou dia 17 e terminará nesta quinta-feira, em Paris, é o suco de uva 100% natural, sem adição de água ou açúcar. O suco de uva brasileiro pronto para beber fez a sua estreia no Salão Internacional de Alimentos e Bebidas (Sial) 2010, em Paris, uma das feiras mundiais mais importantes para o segmento de alimentos e bebidas do mundo. Ao todo, cinco empresas – Casa de Madeira, Vinícola Galiotto, Irmãos Molon, Catafesta e Terragnolo – participantes do Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva estão no estande coletivo do Rio Grande do Sul, ao lado dos vinhos e das cachaças. O programa é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A presença no Sial 2010 ainda conta com apoio do Sebrae, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).
Quatro das cinco empresas participantes da feira estão representadas pela empresa de trading Cosmopolitan, que negociará com compradores o suco de uva brasileiro pronto para beber da Galiotto, Molon, Catafesta e Terragnolo. “Esta é maneira que encontramos para levar pequenas empresas, ainda inexperientes no mercado internacional, para participarem de feiras com repercussão global”, afirma a coordenadora de projetos do Ibravin, Raquel Rohden.
Lançado em 28 de julho de 2009, o Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva, que conta hoje com 13 empresas brasileiras, foi criado para divulgar o suco de uva 100% natural pronto para beber, que não contém adição de água nem açúcar, pelo seu maior valor agregado. “Viva bem, beba suco de uva do Brasil” e “Descubra os vibrantes aromas e sabores do suco de uva do Brasil” são as duas mensagens impressas nos convites distribuídos a possíveis compradores do mundo todo. “Atualmente, o Brasil é conhecido no mercado externo pelo suco concentrado. Queremos mudar esta realidade, viabilizando uma nova alternativa econômica aos produtores brasileiros”, comenta Raquel Rohden.Os quatro mercados-alvo para a promoção brasileira do suco de uva 100% natural no mundo este ano e no próximo são Estados Unidos, Canadá, Angola e os Emirados Árabes Unidos. Para os próximos dois anos, também serão trabalhados países como Chile, Colômbia, Guatemala e Venezuela. “A diversidade de uvas existentes no Brasil, que deixa o suco mais saboroso, é um dos maiores diferenciais do nosso suco de uva”, observa Raquel Rohden. “Aqui no Sial, acabamos atingindo todos os nossos mercados prioritários de uma só vez”, destaca.
O mercado de suco de uva tem crescido a uma média de 15 a 20% por ano, sendo que os sucos naturais (com 100% da fruta) têm incremento ainda maior, ao redor de 40%. “Toda a produção tem sido absorvida, o que leva as empresas a apostarem nesse produto”, comenta o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. Em dois anos, a comercialização de suco de uva 100% natural aumentou 86% no Brasil, passando de 13,7 milhões de litros em 2007 para 25,5 milhões de litros em 2009. A produção de suco de uva do tipo integral/natural no Rio Grande do Sul foi de 18,3 milhões de litros em 2008. Nos anos de 2001 e 2002, a produção era de 2,8 milhões de litros. Em 2003, 3,5 milhões de litros. Em 2004, 4 milhões; 2005, 6 milhões de litros; e 2006, 8,6 milhões de litros de suco de uva 100% natural.
A demanda crescente por este tipo de suco de uva está modificando a realidade no campo. No ano passado, 45% da safra de uvas comuns (americanas ou híbridas) colhida no Rio Grande do Sul, estado responsável por cerca de 90% da produção brasileira, foi destinada para a produção de suco. Na safra de 2010, este número foi ainda maior, superando os 50% da destinação das uvas comuns para produção de suco. Nos anos anteriores, a média ficava em 30%. “Isso se deve à crescente aceitação dos consumidores ao suco de uva, especialmente o 100% natural”, avalia Paviani.
- No período de 1970 a 2002, o suco de uva teve um aumento de 47% ao ano. No período de 2003 a 2005, o crescimento saltou para 353%.
- Os maiores países importadores de suco de uva no cenário mundial são a Alemanha, com 30,95% de participação, os EUA, com 19,67%, Itália, com 14,54%, França com 7,65%, e o Canadá com 6,6%.
- Entre os países exportadores para os dois maiores importadores de suco de uva, temos a seguinte situação: a Itália como maior exportadora para a Alemanha, representando 67,72% do comércio, seguida por França, com 28,9%, e Espanha, com 1,95%.
- Já no EUA temos uma participação maior da América como fornecedora do produto, com a Argentina representando 79,75% do mercado, seguido pelo Canadá, México, e o Brasil como quarto maior exportador com participação de 1,74%.

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