terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ibravin realiza ação de marketing em 70 supermercados

A campanha do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) “Abra sua cabeça, abra um vinho do Brasil” está presente, a partir desta segunda-feira (11), nas gôndolas de vinhos de 70 supermercados das seis principais redes varejistas do Rio Grande do Sul. Todos as lojas receberam a ambientação Vinhos do Brasil no chamado “ponto natural”, ou seja, nas prateleiras (gôndolas) onde estão instalados os vinhos nacionais no Carrefour, Zaffari, Big/Nacional, Apolo, Peruzzo e Asun em 25 cidades gaúchas: Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Maria, Cruz Alta, Carazinho, Ijuí, Lagoa Vermelha, Santa Cruz do Sul, Marau, Bento Gonçalves, Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Bagé, Candiota, Pelotas, Caçapava, Canguçu, Dom Pedrito, Alegrete, Garibaldi e Estância Velha. A ação é realizada em parceria com a Phoenix Projetos e Gestão de Eventos.
A campanha direcionada ao Ponto de Venda (PDV) permanecerá até o final do ano. A estratégia é gerar atratividade para o ponto natural da categoria de vinhos nos supermercados (as chamadas adegas), criando uma sinalização diferenciada da categoria de vinhos, identificando e valorizando os produtos brasileiros. “Os supermercados são responsáveis pela venda de duas entre três garrafas de vinhos brasileiros”, informa o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante.
O projeto, que começou de forma experimental no ano passado, procura posicionar a categoria vinhos do Brasil no chamado auto-serviço, canal com maior comercialização e circulação de consumidores. “A ação tem o objetivo de identificar os produtos brasileiros, cuja produção está concentrada em cerca de 90% no Rio Grande do Sul, comunicando aos consumidores a diversidade e a qualidade da produção nacional de vinhos”, afirma o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. “Estamos reforçando a nova imagem da categoria Vinhos do Brasil junto aos consumidores nos pontos de vendas dos produtos, justamente na melhor época de comercialização para o setor”, destaca Bertolini.
Este projeto de Trade Marketing foi feito a partir da criação de um Comitê de Mercado, no ano passado, formado por representantes das principais associações do setor vitivinícola brasileiro, dirigentes da área comercial voltados ao mercado e por membros das empresas que comercializam vinho engarrafado. “A ideia é implementar melhores práticas relacionadas ao PDV para que o setor alcance uma vantagem competitiva quando comparado aos concorrentes”, destaca o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.

REDES PARTICIPANTES DO PROJETO DE PDV DO IBRAVIN:ZAFFARI: 13 lojas em Passo Fundo, Cruz Alta, Carazinho, Porto Alegre, Ijuí, Lagoa Vermelha, Santa Cruz do Sul e Marau.

BIG/NACIONAL: 12 lojas em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Alvorada, Viamão e Cachoeirinha.

PERUZZO: 18 lojas em Bagé, Candiota, Pelotas, Caçapava, Canguçu, Dom Pedrito Santa Maria e Alegrete.

APOLO: 8 lojas em Bento Gonçalves e Garibaldi.

CARREFOUR: 8 lojas em Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo Santa Maria e Caxias do Sul.

ASUN: 11 lojas na Grande Porto Alegre e em Estância Velha.

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