quarta-feira, 20 de outubro de 2010

5ª Seleção de Vinhos - Farroupilha

A 5ª Seleção de Vinhos de Farroupilha chega à sua reta final. No dia 12 de novembro serão divulgados quais são os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município, dentre as 172 amostras inscritas nesta edição. Para participar do jantar-baile e conferir quais serão os produtos eleitos basta adquirir ingressos junto à Secretaria da Agricultura do município. O ingresso, ao valor de R$ 60,00, dá direito a cardápio acompanhado de vinhos, espumantes, frisantes e sucos farroupilhenses e, na sequência, a show e baile com Os Colonos Zo Scarpon. O evento será realizado no Clube Santa Rita, em Farroupilha, a partir das 19h30min. Mais informações sobre os ingressos e o jantar podem ser solicitadas pelo telefone (54) 3261.6931.
Os produtos inscritos em doze categorias passaram por Análise Sensorial no período de 14 a 17 de setembro. A avaliação foi feita por um grupo de 30 degustadores, formado por representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos. Serão premiadas até 30% das amostras inscritas por categoria, conforme normas internacionais. As amostras que obtém de 78 a 83 recebem medalha de bronze; de 84 a 87 é concedida medalha de prata; e as que alcançam de 88 a 100 pontos são agraciadas com medalhas de ouro. São conferidas ainda duas distinções especiais Moscatel Premium, ao vinho fino seco tranquilo e ao espumante moscatéis com maior pontuação. Trata-se de uma premiação única em concursos do gênero, criada com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país.
O presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Tiago Tonini, que promove o evento em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria da Agricultura, comenta sobre a expectativa para a revelação. “Esse momento é bastante aguardado, tanto pelas vinícolas, que desejam conferir o patamar em que se encontram seus produtos, quanto pela a organização, que cumpre o objetivo de promover a produção de qualidade existente em Farroupilha e incentivar que seja aprimorada a cada ano”, destaca.
Patrocinam o evento: Agrimar/Unyterra, Amazon Group, Banco do Brasil, Basf, Corticeira Paulista, Ever Intec, Gás Bonalume, LNF – Latino Americana, Posto Farrapos, Rasera Casa de Carnes, Tramontina, Trombini, Vêneto Mercantil/Scholle Packaging. Apoiam institucionalmente o evento: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; SEBRAE; Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.
Serviço
O quê: jantar-baile de revelação dos produtos premiados da 5ª Seleção de Vinhos de Farroupilha
Quando: 12 de novembro, a partir das 19h30.
Onde: Clube Santa Rita (Avenida Vêneto, 233, Bairro Nova Vicenza)
Programação: solenidade de revelação dos produtos e vinícolas premiados e de entrega de distinções; Jantar, com buffet executivo (entrada, 11 pratos quentes, 8 tipos de salada, 8 de sobremesa e 6 de frutas); vinhos, espumantes, frisantes e sucos farroupilhenses à vontade; show e baile com Os Colonos Zo Scarpon.
Ingressos: R$ 60,00
Aquisição e mais informações: junto à Secretaria da Agricultura e pelo telefone (54) 3261.6931.

Nenhum comentário: