terça-feira, 24 de junho de 2008

Para aprender sobre vinhos

Ricardo Castanho e Fabrício Brasiliense elaboraram o guia completo “Vinhos em 101 dicas – Um guia para o enófilo amador”, lançamento da Ediouro, com noções básicas para iniciantes, iniciados e curiosos. Nele, Castanho fala com a experiência de editor de restaurantes do Guia Quatro Rodas e um dos profissionais que mais entendem de gastronomia no país. O livro é complementado com textos de Fabrício Brasiliense sobre tipos de uva, regiões e sabores, e combinações dos vinhos com refeições e sobremesas, entre outras dicas.
Castanho lembra, logo nas primeiras páginas, que de nada adianta tecnologia de primeira na elaboração se a uva não tiver qualidade - um bom vinho é feito 95% no vinhedo e 5% na vinícola. Como o próprio título sugere, o objetivo do livro é ajudar o leitor – e consumidor - a passar do mero curioso a enófilo amador. Você sabia que vinhos reproduzem os aromas de repolho cozido, queijo, couro e até inusitados, como asfalto derretido, suor de cavalo e xixi de gato?
O meu grande amigo jornalista Fernando Albrecht, um dos maiores colunistas de fait divers do Rio Grande do Sul, não acredita muito nisto. Acho que vou dar o livro do Castanho e do Brasiliense para ele.
O livro custa R$ 29,90. www.ediouro.com.br
Serviço de Atendimento ao Leitor: (21) 3882-8416

Nenhum comentário: