Dois anos após sua entrada no mercado brasileiro por meio de uma parceria com a Miolo Wine Group, a espanhola Osborne, uma das mais tradicionais fabricantes de bebidas da Espanha, já detém cerca de 40% de market-share na categoria brandy (destilado de vinho) nas principais capitais do País, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Recife. A meta da Osborne é se tornar referência de vinhos e brandies no Brasil e conquistar a liderança na categoria brandy nos próximos 5 anos.
A chegada da Osborne ao Brasil foi anunciada em abril de 2006 com a apresentação do brandy Osborne produzido no País. A empresa selou aliança com as Vinícolas Miolo e Lovara para ter sua base de produção na Fazenda Ouro Verde, no Vale do São Francisco (Bahia).
Idealizadora do “touro” (marca registrada do Grupo Osborne) que se tornou símbolo da Espanha, o brandy da Osborne produzido na Fazenda Ouro Verde (Vale do São Francisco) caiu no gosto dos consumidores e o resultado é o aumento crescente nas vendas. Em 2007, a empresa comercializou 145 mil litros, volume superior aos 80 mil litros de 2006. A previsão para 2008 é elevar as vendas para 230 mil litros. O volume é relativamente pequeno, mas foram as quantias acordadas em conjunto com a área de produção (são necessários 12 meses mínimos de envelhecimento em barris de carvalho) para que a empresa penetrasse no mercado brasileiro calmamente e atingisse exatamente seu público-alvo definido.
“O mercado brasileiro é bem competitivo e com marcas de tradição. Lançar um produto no Brasil ou em qualquer outro país do mundo necessita muito trabalho de construção de marca, penetrar nos canais de distribuição, e muitas atividades de degustação para que o consumidor conheça o produto. Estamos na fase de investir na distribuição e, em breve, iniciaremos a degustação nos pontos-de-venda”, afirma Edgar Zampini, diretor geral da Osborne para a América Latina.
É por isso que, ao decidir entrar no Brasil, em 2004, a empresa acordou com a Miolo Wine Group uma produção limitada, mas com capacidade de crescimento em médio prazo. Para a produção de 1 litro de brandy, são necessários destilar 4 litros de vinho fino. “Destilamos o mesmo vinho moscatel utilizado para produzir o espumante Terranova, o que assegura uma boa qualidade ao produto”, afirma Zampini.
O principal motivo de comemoração não é o volume negociado, mas a boa aceitação do produto. “Tivemos um ótimo retorno de pessoas que provaram o brandy, que o consideraram de excelente qualidade”, diz Zampini. O reconhecimento veio também a partir de prêmios. Em maio de 2007, o brandy Osborne recebeu medalha de prata no concurso realizado pela International Spirit Wine, na Alemanha, onde disputaram cognac’s e brandies de todo o mundo.
No Brasil, tem-se o hábito de tomar brandy em taças de cognac. Com o clima brasileiro mais ameno, a Osborne está trabalhando também a opção com gelo em copos longos, como se faz também na Europa e na América do Norte. A receptividade está superando as expectativas. “Alguns consumidores falam que pode ser um substituto do whisky”, afirma Zampini.
Parceria com a Miolo contribui
para crescimento da marca
A decisão da Osborne de ter entrado no mercado brasileiro em parceria com uma empresa nacional já consolidada no mercado de bebidas está contribuindo positivamente para o crescimento da marca no Brasil. “Miolo e Osborne têm muito em comum. São familiares, elaboram produtos com a mais alta qualidade e são reconhecidas nos mercados onde atuam”, diz Zampini. Ele destaca que a Osborne tem 235 anos de história e a Miolo 15 anos, ambas com grande prestígio em seus mercados de atuação.
Outra vantagem competitiva da parceria é a área comercial. A venda dos produtos Osborne foi assumida pela equipe da Miolo, marcando a entrada no segmento de destilados. A forma de comercialização e os canais de distribuição de vinhos e destilados são totalmente diferentes. A Miolo se adaptou. Está treinando a equipe tradicional para atuar no segmento destilado e ampliando esta equipe a partir da contratação de novos executivos.
Além do brandy produzido no Brasil, a Miolo é distribuidora exclusiva da linha Osborne no País, com destaque para os produtos Magno / vinhos Montecillo e Solaz e o licor Anis Del Mono. O portfólio deve ser ampliado já que a Osborne acaba de comprar 14 marcas da Pernod Ricard España (Pedro Domecq - Espanha).
Produtos como Carlos I, Carlos III y Felipe II e os vinhos La Ina e Rio Viejo passam a fazer parte da linha Osborne. O brandy Carlos I e os vinhos La Ina e Rio Viejo já são distribuídos no Brasil e passam agora para a operação da Miolo. “Vamos avaliar a sinergia destas marcas e das demais para ampliar o portfólio de produtos no mercado brasileiro”, afirma Edgar Zampini.
A Osborne é uma tradicional produtora de bebidas na Espanha e líder na produção de brandy. O faturamento anual do Grupo gira em torno de 450 milhões de Euros. Possui 12 marcas de bebidas destiladas, como brandies e licores, 20 marcas de vinhos, 2 marcas de águas (Solán de Cabras) e 10 marcas no setor alimentício, dentre elas a 5J Pata Negra, a marca de presunto mais prestigiada do mundo.
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