terça-feira, 24 de junho de 2008

Cordeiro no Don Claudino

A carne de cordeiro está cada vez mais presente nos bons restaurantes de todo o País. Há pratos sofisticados com carne de cordeiro, inclusive, no Don Claudino, de Caxias do Sul, que está comemorando três anos de sucesso.
Localizado em uma ampla área próxima aos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, a casa Don Claudino é muito mais do que apenas um restaurante. Além do cardápio consagrado de massas, risotos e carnes, o espaço comandado pelo casal Jorge e Neiva Piccoli produz vinhos finos em uma moderna estrutura vinícola e dispõe de sofisticado ambiente para reuniões de negócios e eventos. Para o aniversário de três anos do empreendimento, que será comemorado na segunda-feira, dia 30 de junho, às 20h, a Don Claudino também apresenta um novo vinho, o Cabernet Sauvignon 2007, premiado com medalha de prata entre os melhores vinhos de Caxias.
O espaço enogastronômico faz uma homenagem ao patriarca Claudino Piccoli, que no início do século XX iniciou a história da família na plantação de uvas e fabricação de vinhos. Ao longo do tempo, o negócio foi se consolidando e se diversificando. Atualmente, os vinhos que também detêm a marca Don Claudino são reconhecidos nacionalmente, e o suco de uva, de fabricação natural e sem açúcar, é exportado em grande quantidade para o leste asiático. Apresentado com exclusividade na noite de aniversário, o Don Claudino 2007 é um vinho jovem, produzido com uvas tipo Cabernet Sauvignon, originário da região de Bordeaux, no sudeoeste da França. Com produção limitada em 8 mil garrafas, o vinho possui aroma e sabor frutado, com traços de frutas silvestres. A vinícola, considerada artesanal, também trabalha com outros variedades de vinhos, como Merlot e Tannat. Para 2008, a expectativa é de produzir entre 70 e 80 mil garrafas do produto.
Ao longo dessa trajetória, o restaurante Don Claudino se firmou em conjugar uma proposta de oferecer uma culinária com elementos tradicionais da cozinha italiana, como as massas, queijos e carnes, além de trabalhar com pratos mais sofisticados e variados, que também estivessem ligados à culinária mundial, com pitadas de ingredientes do Mediterrâneo e do Oriente. No menu inovador, estão pratos com carnes exóticas como cordeiro, patos, javali e coelhos, além de receitas com frutos do mar, que incluem bacalhau, congrio e salmão. Os diversos risotos também são muito apreciados no restaurante e possuem ingredientes que vão do aspargos e nozes, até ao regional pinhão.
O evento de aniversário também irá congregar parcerias que são a receita de sucesso da casa. O fotógrafo José Zignani realizará uma exposição com imagens de festas clicadas no local, e o videomaker Edson Cardoso colocará nos telões cenas dos recentes eventos realizados no espaço, já o DJ Fábio Oliveira mixará nas pick-ups o melhor da cena eletrônica. Marcelo Castilhos e Fernanda Silvestre assinam a decoração e ambientação floral da noite festiva. Detalhe: como lembrança do evento, Neiva Piccoli que tem como hobby a atividade de artista plástica, produziu com exclusividades pequenas telas artísticas utilizando uma antiga técnica de pintura chamada encáustica, com pigmentos de tinta e cera de abelha.
Caracterizada também como uma casa de eventos empresariais e sociais, a cozinha do restaurante trabalha com cardápios personalizados, conforme a necessidade da ocasião, incluindo no menu pratos vegetarianos ou para convidados especiais que não ingerem açúcares. O ambiente acolhedor ocupa uma área de 400 metros quadrados, com capacidade para 120 pessoas no restaurante e 180 convidados no salão de eventos.

Nenhum comentário: