quarta-feira, 18 de junho de 2008

Confraria do Cordeiro Herval Premium

O Conselho Regulador do Cordeiro Herval Premium recomçeou os jantares de sua Confraria do Cordeiro. O primeiro deste ano foi no restaurante da Associação Rural de Pelotas, dia 18 de abril, com a participação de 81 convidados. Na oportunidade, foi divulgado que a rede Zaffari de supermercados está vendendo o cordeiro Herval Premiu em sua loja recentemente aberta em São Paulo. Informações da Confraria Herval Premium podem ser obtidas pelos telefones (53) 8403-0238/8118-4156.
Vinicultores e viveiristas foram alertados sobre a importância da qualidade e sanidade do material propagativo da uva utilizados na implantação dos vinhedos do País, durante encontro, dia 10 de junho, às 17 horas, em São Paulo. A promoção foi da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).
O seminário Novas Cultivares de Videira e Material Propagativo de Qualidade foi realizado na Cati/SP, com participação de pesquisadores de São Paulo e do Rio Grande do Sul. De acordo com pesquisadora da unidade de Transferência de Tecnologia/Escritório de Negócios da Embrapa, Ana Paula Vaz, um dos principais problemas dos vinhedos é a contaminação das plantas por vírus e sua transmissão para mudas e áreas sadias, por meio de equipamentos e utensílios de poda e condução.
O cultivo da videira representa uma parcela econômica e social importante na fruticultura brasileira, movimenta cerca de R$ 2,5 bilhões por ano e gera cinco empregos por hectare, considerado um dos maiores índices do setor.
Enquanto nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a maior parte da colheita é destinada à produção de vinho, suco e derivados; nas regiões Sudeste, Nordeste e no Paraná, a vinicultura ainda é predominantemente voltada às cultivares de uva de mesa, fina e rústica, para consumo in natura. O desempenho dos vinhedos depende da qualidade das frutas, produtividade e longevidade das plantas, o que está associado ao material propagativo utilizado na plantação das parreiras.
O seminário é parte integrante de um projeto financiado pelo CNPq e destinado à implantação de matrizeiros testados e monitorados pela Embrapa, nos municípios de Jales (SP), Goiânia (GO), Dourados (MS), Canoinhas (SC), Bento Gonçalves (RS) e Nova Porteirinha (MG), segundo Dilma Duarte com informações de Vera Scholze Borges/Embrapa.

Nenhum comentário: