quarta-feira, 18 de junho de 2008

Miolo é a 1ª vinícola brasileira a conquistar a ISO 22000

A Vinícola Miolo, de Bento Gonçalves, acaba de receber duas importantes certificações em sua unidade de Bento Gonçalves (RS). Foi a primeira vinícola brasileira a conquistar a ISO 22000, norma internacional que garante a segurança dos alimentos por meio do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, e a ISO 9001, que tem o foco em gestão da qualidade. A certificação foi realizada pelo LRQA, braço certificador de sistemas de gestão do Grupo Lloyd’s Register, certificadora que possui atuação mundial e é reconhecida pela sua credibilidade.
Por meio destas duas normas, é possível monitorar e estabelecer políticas de prevenção dos perigos e riscos, desde o preparo e a adubação do solo, o cultivo das videiras, a maturação das uvas, a colheita, a elaboração dos vinhos, o engarrafamento e a distribuição, o que a diferencia das demais vinícolas no País.
Conforme Jacinta Burille, gerente de Qualidade da Vinícola Miolo, todos os vinhos e espumantes passam por uma rigorosa análise do processo produtivo com o objetivo de identificar os pontos nos quais possam ocorrer desvios de qualidade e segurança alimentar. Para vinhos brancos e tintos, existem 50 parâmetros de controle de qualidade. Para espumantes, 63 parâmetros.
A Miolo está trabalhando com o conceito do sistema de gestão integrado, com um completo programa de rastreabilidade. Através do lote marcado no rótulo, é possível conhecer a história de cada garrafa produzida, incluindo todos os processos de produção, como as características da uva, elaboração, incluindo os cortes realizados, os controles de envelhecimento e de engarrafamento, bem como os controles fitossanitários.
Para atender às exigências da ISO 22000 e ISO 9001, todos os setores da empresa, incluindo os fornecedores de uva e os transportadores, estão em constante treinamento. O controle passa até mesmo pelos produtos de higiene e limpeza utilizados na fábrica. Todos são “grau alimentício” e biodegradáveis, ou seja, não causam danos à saúde do consumidor e nem ao meio ambiente.

Nenhum comentário: