sábado, 21 de junho de 2008

Melhoramento genético de caprinos e ovinos

Durante a 14ª reunião ordinária da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos, quinta-feira passada, dia 19, em Brasília, foram discutidos os Programas Nacionais de Melhoramento Genético para caprinos e ovinos. Na ocasião, o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Olivandro Facó apresentou propostas preliminares para redes de pesquisa subsidiárias a esses programas. "O potencial genético dos animais é um dos elementos básicos para a produção eficiente", explicou.
De acordo com Olivandro, a implantação desses programas vai ser analisada pelos técnicos da Embrapa e a expectativa é que seja aprovada no primeiro semestre de 2009. "Com isso, toda a cadeia produtiva sairá ganhando; tanto o produtor, que terá sistema de produção mais eficiente, quanto o consumidor final, que terá produtos de melhor qualidade com menor custo", enfatizou.
Conforme o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos, Francisco Edilson Maia da Costa, dentre as prioridades do setor, para 2008, estão a redução dos impostos, dos juros e de financiamentos para os dois setores.
O rebanho de caprinos e ovinos no Brasil está estimado, atualmente, em 25 milhões de cabeças. O Nordeste é responsável por 95% da produção de caprinos. "Essa é a maior fonte de proteína do nordestino. Precisamos estimular e profissionalizar essa atividade para promover renda, emprego e melhoria da qualidade de vida", afirmou Francisco da Costa.

Nenhum comentário: