domingo, 8 de junho de 2008

Chilenos atraem com vinho orgânico

Aos poucos, o chamado “vinbho orgânico” conquista apreciadores. O Tarapacá Nature Plus é um vinho elaborado com as uvas Cabernet Franc, Shiraz e Merlot. Apesar de ser uma das maiores vinícolas do Chile, a produção é pequena, já que não permite o uso de agrotóxicos, o que faz com que a uva se desenvolva em menor quantidade. A safra 2004 recebeu a Medalha de Ouro no Concurso de Vinhos Mediterrâneo.
Mas, afinal, o que é um vinho orgânico?
A Federação Internacional de Movimentos da Agricultura Orgânica (IFoam) define cultura orgânica como "sistema de manejo de produção que promove e melhora a saúde do agro-ecossistema, incluindo biodiversidade, ciclos biológicos e atividades biológicas dos solos". A viticultura orgânica é a aplicação destes princípios aos vinhedos. Todo o material usado é de origem orgânica, dando preferência à reutilização de materiais. As adegas também não utilizam produtos químicos na limpeza.
O vinho Tarapacá Nature acompanha muito bem queijos fundidos, aves e massas com molhos leves. A importadora do vinho é a Épice, e o produto já está disponível no mercado.Em quase 20 anos de existência, a Épice aumentou sua participação no mercado e hoje apresenta um portifólio com mais de 270 rótulos de vinhos diferentes. Cerca de 40 deles provêm de vinícolas cujas produções não visam à venda em grande escala, mas sim a busca pela altíssima qualidade. São os chamados “vinhos de conceito”, que alcançam mais de 90 pontos - numa escala de 50 a 100 - no Sistema de Avaliação de Robert Parker. Entre os produtores com tais características destacam-se a bodega Alta Vista, localizada na Argentina; a Malhadinha Nova, em Portugal; e as espanholas Muga e Emilio Moro. Além destes Países, a empresa trabalha com vinícolas do Chile, Espanha, França e Hungria.

Nenhum comentário: