quarta-feira, 27 de maio de 2015

Vinho Mérito 2012, ícone da Larentis, está de volta


O André Larentis está em dívida conosco, pois não levou adiante uma assemblage que fizemos – Ucha, Gustavo, Hostch, Luciana, Artur e Mariana – em 2012, quando estivemos na sua cantina, em Bento Gonçalves. Não esqueci as proporções: 20% Marselan, 25% Ancellota e 55% Merlot. Mesmo assim, vou divulgar que seu vinho Mérito daquele ano, um ícone, está de volta, numa assemblage elaborado com a seleção das melhores uvas dos vinhedos da família Larentis, em uma safra excepcional.
Um vinho muito aguardado por apreciadores, o Mérito 2012 foi lançado neste mês de maio. . Trata-se da segunda edição do Mérito, composto por quatro variedades de uvas viníferas: 62% de Merlot, 15% de Cabernet Sauvignon, 15% de Marselan e 8% de Ancellotta.  Uma idei mais ou menos parecida com a nossa. A primeira edição do Mérito foi apresentada ao público em 2011, quando a vinícola comemorou 10 anos de fundação. Foi a oportunidade também de mostrar o primeiro assemblage elaborado pela Larentis.
Para a safra 2012, considerada uma das principais dos últimos 50 anos, ocorreu a seleção das melhores uvas nos melhores lotes dos 12 hectares de vinhedos da família no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). A elaboração do vinho ocorreu de forma tradicional, maceração prolongada e realização da fermentação malolática durante a maceração. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho norte-americano e francês por 15 meses e depois de engarrafado descansou na cave por 18 meses.
De acordo com o enólogo da Larentis, André Larentis, o Mérito é de cor rubi intenso e revela excepcional fineza e complexidade aromática. No palato é estruturado, com taninos macios, final persistente e agradável. “Há dois anos nossa primeira edição do Mérito acabou e estávamos aguardando com bastante expectativa o lançamento do Mérito 2012, principalmente por ter sido uma safra de excelente qualidade, a melhor da década até o presente momento”, ressalta Larentis.
Apenas duas mil garrafas serão comercializadas ao valor de R$ 87,00 cada.
Ficha técnica Mérito 2012 
Características:
Graduação Alcoólica: 13,5% vol.
Safra: 2012
Temperatura de serviço: 16 a 18° C
·         Preço: R$ 87,00 
Harmonizações:
Carnes Vermelhas
Caças
Pratos com molhos condimentados
Queijos maduros



Nenhum comentário: