quinta-feira, 21 de maio de 2015

Adega em São Roque preserva tradições seculares dos portugueses

Gastronomia, música, dança são algumas das atrações oferecidas pela Quinta do Olivardo, na região de São Roque, em São Paulo. Já se passaram cinco séculos desde que os primeiros portugueses aportaram no Brasil, tempo suficiente para construir laços que vão além da consanguinidade. Entre os principais legados da união desses dois povos está a gastronomia e a cultura, segmentos que são impossíveis de serem desvinculados. 
Em São Roque, interior de São Paulo, a Quinta do Olivardo tem realizado um trabalho de preservação das tradições portuguesas, especialmente da região da Ilha da Madeira. O restaurante promove eventos tradicionais, como a festa de São Martinho e a pisa da uva no lagar. Também oferece bebidas de qualidade servidas no clima tradicional, como o desenterro do ‘vinho dos mortos’. Para fechar o ciclo, a casa resgata receitas seculares, como a espetada madeirense, truta à transmontana, sopa de pedras e pastel de natas - produzidos e assados na frente do cliente -, entre outras delícias que fazem da gastronomia lusitana uma das sete maravilhas do mundo.
A Quinta do Olivardo também promove periodicamente apresentações artísticas com a participação de diversos intérpretes da música portuguesa, como o fado.  Já as principais festas lusitanas são comemoradas com a participação do grupo ‘Folclore Etnografia Região Autônoma da Madeira’, vinculado à Casa da Madeira, lembrando um espetáculo mambembe, com personagens caracterizados com roupas típicas e interagindo com o público durante números musicais e recreativos. A cenografia traz objetos de época, como a renda e o odre, um antigo recipiente feito de pele de animal – geralmente de cabras - que serviam para o transporte de vinhos.
Vinho dos Mortos
A truta à transmontana, acompanhada do ‘vinho dos mortos’, é um dos pratos mais representativos da história de Portugal é servido sempre no jantar do terceiro sábado de cada mês, na Quinta do Olivardo. A história que originou este prato é fascinante. Durante a invasão das tropas francesas às regiões de Trás dos Montes e Beira Alta, em Portugal, em plena Guerra Peninsular (1807), os lusitanos tiveram seus bens e alimentos saqueados pelos soldados. A truta, único alimento abundante na região, passou a ser um dos pratos principais da comunidade e eram preparadas de diversas formas, principalmente recheadas. Quando os invasores viam os peixes costurados, acreditavam que eles estariam envenenados e não comiam.
Já a tradição do ‘vinho dos mortos’ foi uma medida adotada pelos portugueses para preservar a bebida dos constantes saques franceses. Enterravam as garrafas no meio da pastagem, das plantações de uvas e debaixo das adegas. O que os portugueses não imaginavam é que esse armazenamento inusitado deu novas características ao vinho envelhecido, atraindo mais apreciadores.
Reconhecimento
Recentemente o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo reconheceu o trabalho desenvolvido pelo empresário Olivardo Saqui em prol da cultura portuguesa. Para o fundador da Quinta do Olivardo, a homenagem recebida demonstra a importância da divulgação da cultura desses dois povos. “As relações seculares entre Brasil e Portugal se sobrepõem ao simples caráter de amizade e respeito, comumente atribuído à história em comum de dois países. Considero de total importância o fato de o país ter sido colonizado pelos portugueses, que deixaram como seu principal legado o idioma e as tradições que são mantidas vivas até hoje”, frisa.
A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). As reservas de mesas têm validade até as 13h e podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

Nenhum comentário: