quinta-feira, 21 de maio de 2015

II Ronda Enogastronômica dos Vinhos da Península de Setúbal em Brasilia e Rio


Grande vinho de Setúbal
D/JN


Além de mostrar seus vinhos para o público brasileiro, os Vinhos da Península de Setúbal elegeram o ator português Paulo Rocha como embaixador da marca. Os produtores de Adega de Palmela, Adega de Pegões, Brejinho da Costa, Casa Ermerlinda Freitas, Quinta do Piloto, Venâncio Costa Lima e SIVIPA, representantes da marca “Vinhos da Península de Setúbal”, desembarcam no Brasil para comandar a II Ronda Enogastronômica dos Vinhos da Península de Setubal (CVRPS) no Brasil. Os seus vinhos serão apresentados nos jantares harmonizados com a culinária brasileira, que acontecerão nas cidades de Brasília, no restaurante Nau, e, no Rio de Janeiro no restaurante Le Pre Catelan, respectivamente nos dias 19 e 21 de maio.
O Brasil é um mercado estratégico para a região, por isso, desde o ano passado a entidade investe em promoções em território nacional. O presidente da CVRPS, Henrique Soares, conta mais uma novidade: o lançamento do ator português Paulo Rocha como embaixador da marca "Vinhos da Península de Setúbal".
O projeto visa divulgar ainda mais os vinhos da região no país. Para isso, ninguém melhor que o Paulo Rocha que tem atuado com destaque no Brasil. Sua última representação foi como o Orville, na novela "Império", da TV Globo, escrita pelo autor Aguinaldo Silva. “O Paulo Rocha nasceu em Setúbal, trata-se de uma pessoa que conhece o nosso terroir, nossa origem e, principalmente, nossos vinhos. Ficamos contentes em apresentá-lo como verdadeiro representante da marca "Vinhos da Península de Setúbal”, afirma.
Paulo Rocha gosta muito dos vinhos da região, afinal tem origem em Setúbal: “Terra com castas como Castelão, que é a casta tinta mais importante da região, Touriga Nacional, Aragonez e Fernão Pires e internacionais como Syrah e Cabernet Sauvignon. Temos excelentes vinhos feitos por lá, especialmente o que considero uma verdadeira joia: o Moscatel de Setúbal reconhecido como um vinho de sobremesa. Gosto de beber o moscatel como aperitivo, antes da refeição, como ingrediente principal de coquetéis ou mesmo para acompanhar os doces de ovos ou chocolate, que casam muito bem” - conta. Ele participará do almoço no Rio, no dia 21. Também acompanhará os produtores no evento Vinhos de Portugal, 22.5 (sexta-feira), no Rio http://oglobo.globo.com/projetos/vinhosdeportugalnorio/.
Conheça a seleção primorosa dos vinhos que serão apresentados:
Brasília - Adega de Pegões Colheita Selecionada (Adega de Pegões), Brejinho da Costa (Brejinho da Costa), Collection Roxo (Quinta do Piloto), Venâncio da Costa Lima – Palmela, Sivipa Roxo (SIVIPA), Adega de Pegões Moscatel de Setúbal (Adega de Palmela) e CEF Moscatel de Setúbal (Casa Ermelinda Freitas).
Rio de Janeiro - Brejinho da Costa (Brejinho da Costa); Sauvignon Blanc & Verdelho (Casa Ermelinda Freitas), Ameias Touriga (SIVIPA), Quinta do Piloto Reserva (Quinta do Piloto), Moscatel de Setúbal de preferência (Adega de Palmela), Adega de Pegões Colheita Seleccionada (Adega de Pegões) e Venâncio da Costa Lima Moscatel de Setúbal Reserva (Venâncio da Costa Lima).
A CVRPS tem como principal missão a defesa das DO Setúbal e Palmela e IG Península de Setúbal, bem como a aplicação da respectiva regulamentação, o fomento e controle dos vinhos produzidos nas respectivas áreas geográficas e a garantia da sua origem, genuinidade e qualidade.
Na Península de Setúbal produzem-se três tipos de vinho certificado:
- Vinhos DO Palmela: certifica vinhos: brancos, rosados e tintos, frisantes, espumantes e licorosos. A sua delimitação geográfica engloba os concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia de Nossa Senhora do Castelo, do concelho de Sesimbra. Corresponde à mesma área de delimitação da DO Setúbal.
- Vinhos DO Setúbal: é aplicável exclusivamente, para vinhos generosos, brancos (à base da casta Moscatel de Setúbal) ou tintos (à base da casta Moscatel Roxo). A sua delimitação geográfica engloba os concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia de Nossa Senhora do Castelo, do conselho de Sesimbra. Corresponde à mesma área de delimitação da DO Palmela.

- Vinho Regional Península de Setúbal: é aplicável a vinhos brancos, tintos e rosados, frisantes, licorosos e vinho para base de espumantes. De maior dimensão geográfica, inclui todo o distrito de Setúbal. Engloba os conselhos Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

Nenhum comentário: