segunda-feira, 18 de maio de 2015

Comemoração do Dia do Vinho será um das maiores

 Número de estabelecimentos e atrativos engajados é o maior em seis edições do evento, que passa a ter duas semanas de duração e abrangência nacional. No total, 249 empreendimentos estarão envolvidos no Dia do Vinho 2015, entre 22 de maio e 7 de junho. Trata-se do maior engajamento do trade em seis edições do evento, que este ano também passará a ter a maior duração desde que foi criado e, de maneira inédita, abrangência nacional. Por isso, inclusive, as notas sobre o evento também cr4esceram.
A novidade mereceu espaço nobre para ser revelada, durante o lançamento oficial da programação na Serra Gaúcha, terça-feira (12) à noite, em Antônio Prado: o panorâmico Restaurante do Vale, cujo salão envidraçado suspenso sobre um conjunto de pequenos cânions da região é uma das atrações daquela que é considerada a Cidade Mais Italiana do Brasil.
“O município possui o maior acervo arquitetônico tombado referente à imigração italiana do Brasil, é grande produtor de uvas e tem excelentes vinícolas. Estamos muito felizes pela escolha de Antônio Prado para receber o evento, pois foi resultado de votação em reunião com os demais municípios participantes. Assim, estaremos nos empenhando para que todos se sintam bem acolhidos como é de costume numa casa italiana”, afirma o prefeito Nilson Camatti.
O próprio município retrata um pouco do perfil da programação, com ofertas de descontos em vinícolas, tarifas especiais em hotéis e pousadas, ações promocionais em restaurantes, além de atividades especiais, como passeios guiados, trilhas ecológicas e até um café colonial em versão orgânica (detalhes no site diadovinho.com.br).
“O Dia do Vinho é um evento importante porque destaca ainda mais nossa região e deixa os municípios participantes ainda mais atrativos”, acrescenta Camatti.
Na primeira investida do evento com aspiração nacional, o Roteiro do Vinho de São Roque, região elaboradora e com forte investimento no enoturismo a cerca de 60 quilômetros de São Paulo (SP), soma-se à região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, representada por Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis, à Campanha Gaúcha, com Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Rosário do Sul e Santana do Livramento, e a Porto Alegre, onde se realiza a Feira do Vinho, de 3 a 7 de junho.
“O grande trunfo do Dia do Vinho é a integração. Seja entre três mercados intimamente ligados, que avançam muito quando trabalham juntos, seja entre as várias regiões participantes, que agora começam a se expandir pelo Brasil. À medida em que se amplia esta rede de empresas, municípios, entidades e territórios engajados no evento, cresce também a diversidade de opções para o público apreciar derivados da uva, gastronomia e hotelaria”, comenta o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Moacir Mazzarollo.
Entre os destaques da programação deste ano, a motivar a estimativa de intensa circulação de visitantes, curiosos e apreciadores, está o projeto Mesa Ao Vivo. Uma espécie de reality show culinário realizado em pleno Parque de Eventos de Bento Gonçalves, de 4 a 6 de junho, com alguns dos mais celebrados chefs do país – Emmanuel Bassoleil, Ivan Achcar, Yann Corderon, Kátia Barbosa e Ana Luiza Trajano. Antes disso, as paisagens cinematográficas do Vale dos Vinhedos servirão de percurso para a meia maratona Caixa Wine Run, dia 23 de maio.
“São apenas dois belos exemplos de uma programação que está ficando mais rica a cada ano. Temos restaurantes oferecendo cardápios especiais, taças, garrafas e até vinho à vontade. Temos vinícolas oferecendo uma série de jantares harmonizados, cursos de degustação e visitas guiadas. Hotéis e pousadas oferecendo as duas coisas e muito mais. Além de trilhas ecológicas e passeios para se fazer a pé, de bicicleta, em veículo 4 por 4 ou carretão”, enumera o presidente do Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS), João Leidens.
“E praticamente todas essas atrações podem ser aproveitadas com tarifas promocionais para hospedagem e alimentação e descontos na compra de vinhos, espumantes e sucos de uva, que em muitos casos chegam a 30%”, completa Leidens.
Os dirigentes destacam o valor agregado aos mais variados perfis de público pela combinação de gastronomia e turismo à gama de opções de entretenimento, lazer e cultura proporcionada já naturalmente pelo mundo do vinho. “O que só é possível graças às parcerias estabelecidas pelo Dia do Vinho com o governo, por meio de prefeituras e secretarias, a iniciativa privada, na forma de vinícolas, restaurantes e hotéis, e as entidades representativas, como sindicatos e convention bureaus”, ressalta o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani.
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS), como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).
A edição 2015 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque/SP, Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos e Verallia.

Nenhum comentário: