quinta-feira, 21 de maio de 2015

Quinta do Ribeirinho, azeite produzido na Bairrada, chegou ao Brasil.

Quinta do Ribeirinho
                                                                  D/JN

O produtor de vinhos português Luís Pato é responsável por diversas inovações vitivinícolas que colocaram a uva Baga como destaque em vinhos de qualidade. O apreço à inovação e a valorização das terras da família ultrapassou gerações: sua filha Filipa Pato é uma enóloga extremamente respeitada no mercado, entrevistei-a várias vezes, e Luísa Pato, a outra filha, destaca-se com um azeite artesanal e de baixíssima produção, o Quinta do Ribeirinho, trazido ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.
O Quinta do Ribeirinho é um azeite extra virgem elaborado na região da Bairrada a partir da azeitona galega, a mais típica de Portugal. Colhidas manualmente, as azeitonas provêm de oliveiras centenárias, livres de produtos químicos, produzindo assim um azeite orgânico – a fertilização da terra é feita por ovelhas que ficam espalhadas pelo vale, por exemplo. A colheita é feita à mão e acontece durante dois meses, o que permite que o azeite seja resultado de azeitonas verdes, que conferem ao paladar um sabor picante, maduro, com bom corpo e delicadeza.

A extração a frio resulta em uma rentabilidade aproximada de 18%, tornando o Quinta do Ribeirinho mais complexo em textura, aroma e sabor que outros produtos. Visualmente, possui tonalidade dourada; no nariz, é balanceado com notas de ervas e de maçã verde; e, em boca, é concentrado, fresco, frutado e com um final excepcionalmente persistente. A acidez máxima é de 0,1%. Acompanha perfeitamente saladas, legumes, aves, peixes e queijos.

Nenhum comentário: