quinta-feira, 21 de maio de 2015

Um cearense no vinho


Aos 18 anos, Valmir Pereira deixou a cidade de Cariré, no Ceará, em busca de um trabalho que pudesse lhe proporcionar uma vida melhor. E foi no Rio de Janeiro onde ele descobriu o seu amor pela gastronomia e pelos vinhos. Depois de trabalhar como cumin e garçom em diversos restaurantes, hoje Valmir é um dos maîtres e sommeliers mais queridos da cidade. Em 2009, Valmir tornou-se sócio de um novo empreendimento: o La Fiducia. Com nome que significa “confiança”, o restaurante se instalou em um ponto de Copacabana que Valmir já estava de olho há mais de 20 anos. Além da gastronomia italiana de qualidade e a excelente seleção de vinhos, a casa oferece ambiente sofisticado e busca resgatar o glamour do bairro.
Em 1983, Valmir acompanhou a criação da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) onde foi, durante anos, conselheiro. “Já tive o privilégio de visitar mais de 30 países do mundo como Áustria e França”, conta Valmir, que até hoje frequenta cursos de sommelier em busca de aperfeiçoamento.  A rotina de estudos e trabalho era puxada e sua paixão por vinhos o fez estudar para se tornar um sommelier de prestígio.
Desde o dia 1 de abril de 2014, Valmir comanda a carta de vinhos no tradicional restaurante Don Camillo, localizado na orla de Copacabana.  Para fazer a seleção de vinhos , Valmir analisa a uva, a qualidade e a temperatura. “O sommelier sempre pensa nos clientes e se eles aprovariam o vinho, sempre trago novidades através das viagens. Precisamos fazer um mix de títulos e colocar à disposição dos clientes opções mais em conta e outras mais caras”, explica.

Como sommelier, Valmir dobrou a vendas de vinhos no Don Camillo. Ele conta que, para ter sucesso na profissão, é preciso dedicação e muito conhecimento. “Para ser um bom sommelier, é importante saber cozinhar. Isso é fundamental na hora de harmonizar o prato”. Hoje Valmir é um dos mais admirados em sua profissão, tendo conquistado mais de dez prêmios de Gastronomia, entre eles o Comer & Beber da Veja Rio. 

Nenhum comentário: