quinta-feira, 21 de maio de 2015

Degustação de vinhos no Alentejo. Vinhos com 14 castas



E, por falar em vinhos portugueses, a Maria Teresa Chicau manda-me, da bela Évora, a informação sobre os vinhos que serão degustados, nesta semana, na Rota dos Vinhos do Alentejo. Quem for até a sede da Rota, na praça Joaquim António de Aguiar, nº 20-21 (Junto ao Teatro Garcia de Resende), poderá provar Equinócio Branco 2012, VRA, elaborado com Roupeiro, Malvasia Fina, Arinto Galego, Chasselas, Salsaparilha, Excelsier, Fernão Pires, Moscatel, Galego, Rabo de Ovelha, Tamarez, Formosa, Uva Rei e Vale Gorssa, um vinho que nunca provei na minha vida, que ressalta pelo número de castas usadas (14) e, me parece, deve ser muito interessante. Nas duas veze em que andei degustando vinhos no Alentejo não me apresentaram este senhor, criado pela Cabeças do Reguengo, Lda, em Portalegre. Em minhas várias idas a Portugal, estive em Portalegre, há muitos anos, ainda no tempo da ditadura do Salazar e, naquela época, não sabia o que sei hoje sobre vinhos. Apenas lembro que bebi muito vinho verde em pequenas tascas que exisitiam em ruas estreitas e sombrias no centro de Lisboa.
Mas, voltemos às provas em Évora. Depois do Equinócio, se poderá provar o Solstício 2 Barricas Tinto 2011, outro espécime da Cabeças do Reguengo com muitas castas: Alicante Bouschet, Aragonez, Cinsault, Corropio, Grand Bouschet, Moscatel, Hamburgo, Moscatel Preto, Moreto, Castelão, Tinta Francesa, Tint Grossa, Tinta de Olho Branco e Trincadeira (também 14 varietais). Acho que eu gostaria de conhecer o enólogo da Cabeça do Reguengo! E, se não fosse a distância e o custo do btrasporte, pediriria para a Maria Teresa Chicau me mandar garrafas destes dois vinhos.
Depois destas extravagâncias, voltemos ao cumum. Segue-se um Herdade Grande Branco Reserva 2014, VRA, elaborado com 50% de Antão Vaz, 20% de Chadonnay, 20% de Semillon e 10% de Viosinho, e o Herdade Grande Gerações Tinto Colheita Selecionada 2011,VRA, com 35% de Touriga Nacional, 35% Alicante Bouschet, 15% Syrah e 155 Cabernet Sauvignon, ambos da Herdade Grande Wines; e, finalmente, Howard´s Folly Sonhador Tinto 2011, VRA, com 35% de Syrah, 30% Alicante Bouschet, 30% Aragonez e 10% Touriga Nacional, e Howard´s Folly Sonhador Tinto 2008, VRA, com 60% Syrah, 25% Alicante Bouschet, 10% Touriga Nacional e 5% Petit Syrah, produzido pela Hill Valley Limited, em Sousel.









Nenhum comentário: