sexta-feira, 14 de março de 2008

Parceria para o vinho

Parceria Pão de Açúcar e Miolo

O Grupo Pão de Açúcar, maior vendedor brasileiro de vinhos, anunciou uma parceria inédita com a Miolo Wine Group para comercialização de vinhos e espumantes nacionais. O acordo faz parte da estratégia global definida pela varejista para expansão de suas marcas exclusivas e transversais com presença em todas as redes do Grupo - supermercados Pão de Açúcar, CompreBem, Sendas, Extra Perto, hipermercados Extra e as lojas de conveniência Extra Fácil.
A produção da vinícola gaúcha para o Grupo Pão de Açúcar irá compor a linha exclusiva Club des Sommeliers, marca internacional criada pelo Casino composta por varietais franceses, chilenos, argentinos, portugueses, italianos, e que no Brasil passa a contar também com uma opção nacional.
“A marca Club des Sommeliers já é referência e sinônimo de qualidade entre nossos consumidores. Com a parceria firmada com a Miolo, ampliamos nosso portfólio e conseguimos criar um diferencial importante, sobretudo pela qualidade do fornecedor e exclusividade da marca”, afirma Alexandra Jakob Santos, diretora de marcas próprias do Grupo.
Segundo o diretor nacional de vendas da Miolo, Márcio Bonilha, o Grupo Pão de Açúcar é um dos varejistas que mais investe no segmento de vinhos. “Foi uma honra para Miolo ser escolhida entre as vinícolas nacionais para fazer parte deste projeto na produção de uma marca que já é de qualidade reconhecida no exterior”, afirma.
A produção da Miolo para a marca exclusiva da rede varejista é de categoria Reserva nas variedades cabernet sauvignon, merlot, chardonnay e rosé. Os brancos e roses são da safra 2007. Já os tintos, da safra 2006. “São vinhos jovens, ao estilo do novo mundo, aromáticos e frutados”, comenta o diretor técnico da Miolo, Adriano Miolo. Os espumantes são elaborados a partir do método champegnoise (envelhecimento na própria garrafa) nas variedades brut, brut rosé e demi-sec. Todos os produtos foram elaborados com cortes exclusivos de uvas do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Os rótulos também trazem informações em braile de cada bebida.
As variedades que compõem a carta do Club des Sommeliers foram pessoalmente avaliadas por Carlos Cabral, consultor de vinhos do Pão de Açúcar. A negociação da Miolo teve início em julho de 2007 com a ida de especialistas do Grupo Pão de Açúcar para uma degustação dos produtos da vinícola. Com a aprovação e seleção das bebidas, iniciou-se o trabalho de elaboração da linha.
Neste primeiro ano de parceria, serão produzidas 600 mil garrafas de Club des Sommeliers, que estarão disponíveis nas redes Pão de Açúcar, Extra e CompreBem, em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Distrito Federal. A expectativa é que os rótulos brasileiros participem com 20% das vendas da linha no Brasil.
Conforme Bonilha, a Miolo investiu R$ 90 milhões nos últimos oito anos em tecnologia e novas áreas de cultivo para possibilitar a expansão dos negócios e o atendimento de novas demandas. “A parceria com o Grupo Pão de Açúcar já é fruto deste planejamento”, diz.
A Miolo Wine Group foi criada em 2006 para reunir uma linha de mais de 70 produtos elaborados a partir de parcerias nacionais e internacionais. Tem por objetivo atuar no mercado mundial com uma variedade de vinhos de qualidade que atenda a todos os segmentos premium. O Grupo possui sete projetos: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos, RS), Fortaleza do Seival Vineyards (Campanha, RS), RAR (Campos de Cima da Serra, RS), Lovara Vinhos Finos (Serra Gaúcha, RS), Fazenda Ouro Verde (Vale do São Francisco, BA), Viasul (Chile) e Osborne (Espanha e Portugal).
O segmento de marcas próprias faz parte de uma tendência do varejo mundial, no entanto, a entrada dos vinhos nesse mercado é uma novidade. O Club des Sommeliers surgiu no Brasil em 2001 com a proposta de buscar parceiros em diversos países que alinhem qualidade com excelente relação custo/benefício. Atualmente são 36 rótulos, sendo 5 argentinos, 5 chilenos, 5 portugueses, 2 italianos e 16 franceses e agora mais 7 nacionais. No ano passado, a linha registrou alta de 50% em suas vendas. “Os diferenciais da marca Club des Sommeliers são um importante instrumento de fidelização para o Grupo Pão de Açúcar, especialmente nas lojas da rede Pão de Açúcar que realizam um trabalho ainda mais diferenciado na área de vinhos”, afirma Alexandra Jakob Santos.
O Grupo Pão de Açúcar é líder na venda de vinhos no Brasil, com 44% de market share. Só a rede Pão de Açúcar responde por 40% do volume comercializado na companhia, que representou 15 milhões de garrafas em 2007 e cresce a uma taxa de 15% ao ano, nos últimos três anos. Para 2008, a expectativa da empresa é crescer 20% sobre o volume verificado no ano passado. Para atingir esse objetivo, a rede conta com uma linha adequada ao paladar e a culinária brasileira e trabalha fortemente o ambiente e o atendimento em suas lojas. Hoje, 120 atendentes especialmente treinados pelo enófilo Carlos Cabral atuam em 95 lojas da rede, em várias regiões do país.
Num movimento estratégico, em 1999, o Grupo Pão de Açúcar se associou ao Groupe Casino, varejista francesa com mais de 8.000 lojas de supermercado e presença em nove países - além do Brasil e França: Colômbia, Argentina, Venezuela,Uruguai, Paises Baixos, Tailândia, Vietnã e Madagascar.

.

Nenhum comentário: