sexta-feira, 21 de março de 2008

Comemorativo aos 200 anos

O Brasil festeja os 200 anos da chegada da Família Real. A Dal Pizzol Vinhos Finos decidiu associar-se às homenagens e comemorações dos 200 Anos da chegada ao Brasil do Imperador D. João VI e sua corte, apresentando um vinho especial da casta Touriga Nacional, para também brindar este acontecimento importante e marcante para ambas as nações co-irmãs: Brasil e Portugal.
Touriga Nacional é uma variedade antiga e muito admirada em Portugal na Região dos Vinhos do Porto e também na região do DÃO onde origina vinhos encorpados e muito apreciados. Além disso, a excelência desta cepa portuguesa, era muito apreciada pela família Imperial à sua época em Portugal, que degustava os vinhos elaborados a partir desta variedade.
Esta uva muito contribuiu para a melhoria dos vinhos finos de Portugal, no recente movimento que resultou na transformação e modernização daquela vitivinicultura. Este fato repercutiu no mundo vitivinícola e motivou sua introdução no Rio Grande do Sul onde repetiu sua performance do país de origem. O vinho Touriga Nacional brasileiro é um vinho de cor vermelho rubi com reflexos violáceos, aroma fino de frutas vermelhas como amoras e mirtilos, além de flores silvestres. De paladar persistente e harmônico, apresenta bom volume de boca, com taninos evoluídos e elegantes.
Este vinho, que está sendo lançado durante o mês de março nas principais capitais brasileiras, tem uma produção limitada de apenas 10 mil litros com uma graduação alcoólica de 13%. É recomendável servir o vinho com uma temperatura de 15 a 20 °C. O Dal Pizzol Touriga Nacional acompanha pratos condimentados, carnes vermelhas, caças, bacalhau, massas, embutidos, defumados, queijos e patês.
Origem da Cepa
Touriga Nacional é uma variedade antiga e muito admirada em Portugal, na Região dos Vinhos do Porto e também na região do DÃO, onde origina vinhos encorpados e muito apreciados. A Touriga Nacional contribuiu muito na melhoria dos vinhos finos de Portugal, no recente movimento que resultou na transformação e modernização daquela vitivinicultura. Este fato repercutiu no mundo vitivinícola e motivou sua introdução no Rio Grande do Sul, onde repetiu sua performance do país de origem.
Ao atingirem o ponto ideal de maturação, as uvas são colhidas, desengarçadas e esmagadas. A partir destas, obtém-se o mosto que é fermentado em contato com as cascas por um período de 04 a 06 dias, a uma temperatura controlada em torno de 23 a 25°C. Desta maneira consegue-se uma coloração intensa, maior extração de taninos, o que resultará numa melhor estrutura no vinho. Este vinho amadureceu por um período de 10 meses em tanques de inox, é estabilizado, filtrado e engarrafado e permanece em média 3 meses descansando, antes de ser liberado para comercialização.

Nenhum comentário: