quinta-feira, 25 de abril de 2013


Toro Loco 2012: a nova safra do vinho espanhol mais vendido no Brasil

Estilo irreverente, versátil e com excelente relação qualidade X preço. Este é o Toro Loco Tempranillo 2012, o vinho espanhol mais vendido no Brasil. Este tinto harmoniza com uma grande variedade de receitas, e seu exemplar da safra 2012 é mais rico e intenso, para ser apreciado em grandes goles e divertir o paladar.
Distribuido no Brasil pela Wine.com, cujo sommeier, Manuel Luiz, diz que "Toro Loco é um vinho festivo e gostoso de beber. Diferente dos tradicionais tintos espanhóis, esse vinho tem taninos macios e muita presença de fruta. É fácil de agradar e ideal para todos os momentos, desde receitas práticas e saborosas como hambúrguer com batatas fritas ao tradicional churrasco brasileiro." Custa R$ 25,00.
O vinho vem da região Utiel-Requena , que une uvas de qualidade e paisagens de aventura. É uma pequena província da Valência, que se destaca por suas uvas de qualidade e também por paisagens de aventura. A combinação atrai a juventude europeia com sede de bons vinhos e fortes emoções.
Diferente dos vinhos valencianos mais tradicionais, o Toro Loco Tempranillo 2012 se aproxima deste espírito jovial que passeia pela região por seu estilo moderno, com bastante aroma de frutas como amora e ameixa fresca, além de possuir sabor frutado, corpo leve e taninos macios. A uva símbolo da Espanha, Tempranillo. se adapta a diversos terroirs e se espalhou pelo mundo por sua facilidade de adaptação a diferentes climas e solos, principalmente a regiões quentes e secas com grande amplitude térmica. Seu nome remete ao fato da uva brotar cedo (temprano, em espanhol), com um amadurecimento rápido e ciclo curto de crescimento.
É interessante notar que a cada novo lugar, a casta ganhou também um novo nome, ultrapassando mais de 15 denominações que variam de país e de região, entre os quais se destacam Tinta Roriz (Douro, Portugal), Tinto Fino (Ribera del Duero, Espanha) e Aragonês (Alentejo, Portugal). Aqui no Brasil, se chama Tempranillo e se adaptou muito bem nos terroirs da Campanha Gaúcha. Em Candiota, a Miolo faz um belo Tempranillo.

Nenhum comentário: