Criado para oferecer um contato mais próximo entre produtores de vinho, profissionais do ramo de alimentos e bebidas e consumidores, o Circuito Brasileiro de Degustação concluiu, quinta-feira, dia 11 de abril, sua primeira etapa com resultados que comprovam a eficácia de seu formato. Ao percorrer as três capitais da Região Sul – Curitiba no dia 8, Florianópolis no dia 9 e Porto Alegre no dia 11 –, o evento somou público de 1,7 mil pessoas, mostrando também o crescimento no interesse pelos vinhos brasileiros.
“O foco principal do Circuito é o público especializado, gerando assim oportunidades de negócios para as vinícolas. Mas a participação do consumidor final é igualmente importante, pois mostra que os brasileiros reconhecem a qualidade dos vinhos feitos no país” avalia Diego Bertolini, gerente de Marketing do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
Em Porto Alegre, cerca de 800 pessoas passaram pelas mesas que serviam vinhos brasileiros no Salão Nobre da Catedral Metropolitana. Em Florianópolis, foram 450 participantes, e em Curitiba, 480. Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as próximas cidades a receber a caravana do vinho nacional. A etapa Sudeste será realizada entre os dias 3 e 6 de junho.
“Ainda agora estamos registrando um pós-evento muito interessante. É clara sensação de que o evento cresceu de 2012 para 2013, não só em tamanho, mas principalmente em qualidade”, declara Bruno Henrique Joly, gerente executivo da unidade paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entidade que apoia a realização da degustação itinerante.
A primeira etapa do Circuito também foi palco para o lançamento da edição 2013 do Anuário Vinhos do Brasil. Estatísticas, dados de safra e de produção, entrevistas, avaliações de cenário, além de um raio-x das diferentes regiões vinícolas brasileiras, são alguns dos conteúdos que recheiam a publicação. A apresentação ao mercado coube ao jornalista Marcelo Copello, diretor da Baco Multimídia, editora parceira do Ibravin no desenvolvimento do anuário.
Segundo o diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, a publicação “possibilitou reunir informações sobre a produção de vinhos, o mercado, as inovações e as perspectivas do setor, sendo um importante instrumento de apresentação institucional e promocional do setor vitivinícola”.
Com conteúdo traduzido para o inglês, o anuário também se mostrou uma ferramenta para o projeto Wines of Brasil, realizado entre o Ibravin e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que promove o vinho fino brasileiro pelo mundo. A edição 2013 foi apresentada em primeira mão na feira internacional de maior prestígio no setor, a ProWein, realizada na Alemanha, em março passado.
“O anuário traz um exclusivo panorama do mercado vitivinicultor brasileiro, com números atualizados e com a consolidação de dados e resultados dos estados produtores, fotos, infográficos, tendências e padrões de consumo”, diz o jornalista e crítico enológico Marcelo Copello, diretor editorial da publicação.
Na edição 2012, o anuário marcou presença em vários eventos e degustações internacionais, sendo ainda distribuído em mais de cem postos oficiais do país no Exterior, por meio de parceria com Ministério das Relações Exteriores (MRE). Para o segundo semestre, a Baco planeja o lançamento das edições 2012 e 2013 do anuário para iPad, possibilitando sua consulta a um número maior de leitores.
O Anuário Vinhos do Brasil 2013 traz ainda uma das maiores provas às cegas já feitas de vinhos brasileiros, com mais de 550 rótulos. Os resultados foram organizados por categorias (tintos, brancos, espumantes, rosés, vinhos de sobremesa), com a classificação dos melhores na opinião de Copello.
O Ibravin nasceu em janeiro de 1998 para representar a cadeia vitivinícola brasileira, desenvolvendo e fiscalizando o setor e, por consequência, incentivando o consumo dos derivados da uva nos mercados interno e externo. Reúne em seu conselho de administração as principais entidades do segmento no país e é reconhecido pela Organização Internacional do Vinho (OIV) como o responsável por conduzir as demandas das vinícolas brasileiras no ambiente internacional. Mais informações sobre o Ibravin: www.ibravin.org.br
Sob a direção do jornalista Marcelo Copello e do empresário Sergio Queiroz, a Baco Multimidia tem na geração de conteúdo e nos eventos, tanto para o trade quanto para o mercado corporativo, sua plataforma de atuação, sendo também responsável pela edição da revista Baco, entre outros produtos editoriais. A Baco Multimídia tem como foco o universo do vinho e temas correlatos, como gastronomia, bebidas especiais, turismo e estilo de vida em geral, oferecendo uma plataforma multimídia para tratar do tema sob os mais diversos ângulos: saúde, prazer, consumo, negócios, relacionamento, luxo, produção/indústria.
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