quarta-feira, 3 de abril de 2013

Pioneira na elaboração de suco kosher, Casa Madeira viveu boom de vendas na Páscoa



                              
                                                                   Suco de uva kosher da Casa de Madeira
A delicatessen do Vale dos Vinhedos Casa de Madeira é uma indústria brasileira certificada para produção de bebida conforme preceitos judaicos de pureza de alimentos pelo quarto ano consecutivo. Primeira empresa do país certificada para elaboração de suco de uva de acordo com os preceitos da lei de pureza judaica, a Casa Madeira (eu prefiro de Madeira) acaba de elaborar um novo lote da bebida pelo quarto ano consecutivo. O grupo de certificadores do BDK, órgão da comunidade judaica encarregado da verificação e aprovação de alimentos kosher no Brasil, acompanhou a atual safra de uva nos vinhedos, passando pelo processo de elaboração até o engarrafamento. O suco de uva ficou pronto para o período de maior consumo do ano, a Páscoa (Pessach). O BDK atua sob supervisão do Rabino Shmuel A. Havlin e coordenação do Rabino Ezra Dayan.
“Após consultadas as leis judaicas para saber como o suco será casherizado (adequado e higienizado ao modo kosher), a empresa certificadora começa a elaboração e acompanha tudo: desde a entrada da uva, até o momento da rotulagem. Apenas o pessoal deles tem acesso à matéria-prima e ao maquinário”, explica a gerente comercial da Casa Madeira, Juciane Casagrande. Ela informa que cerca de 90% do suco de uva kosher é comercializado no período da Páscoa. Este ano, foram elaborados 53 mil litros de suco de uva kosher pela Casa Madeira, 23% a mais do que no ano passado.
O suco de uva kosher elaborado na delicatessen do Vale dos Vinhedos é cozido (mevushal) e engarrafado a uma temperatura média de 80oC e imediatamente pasteurizado, a fim de manter a durabilidade, os aromas intensos e a boa persistência gustativa. Com a elaboração a partir do aumento de temperatura, extrai-se 1 litro de suco a cada 1,7 a 1,9 quilo de uva, aproximadamente. Desta forma, preservam-se todas as enzimas da fruta que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento, e ajudando a reduzir o colesterol ruim, que prejudica o sistema cardiovascular.
A casherização inclui até a escolha dos insumos certos, a fim de evitar aditivos industriais ou utilizar apenas aqueles considerados adequados. “Chegar a todos os aditivos permitidos ou processos que dispensem estes aditivos foi uma árdua tarefa e isso só foi possível graças ao excelente trabalho e a seriedade na parceria entre a Casa Madeira (sob supervisão da Família Valduga) e a BDK”, observa o Rabino Dayan.
Além da certificação de pureza auferida pela BDK, o Suco de Uva Kosher Mevushal, como os demais da Casa Madeira, é 100% natural, elaborado sem adição de água, açúcar, corantes ou conservantes. O que aumenta sensivelmente, conforme pesquisas, os benefícios para a saúde. O único suco de uva natural com aprovação kosher do Brasil é comercializado em embalagens de 500ml, 1 litro e bag-in-box de 3 litros.
A delicatessen Casa Madeira tem 20 anos de mercado (estive lá em seus início, com o Juarez Valduga), elaborando produtos artesanais 100% sadios e naturais, com supervisão direta da Família Valduga, no Vale dos Vinhedos. A linha de produtos inclui sucos de uva orgânicos e integrais – sem adição de conservantes, açúcar ou água -, sucos varietais, geleias e cremes de balsâmico, voltados ao segmento gourmet, vinagre balsâmico de vinhos finos e, lançamento de 2012, antepastos. Juarez me informou que estes antepastos já estão sendo preparados com azeite de oliva de produção própria, pois os Valduga também entraram na nova onda do Rio Grande do Sul, que é plantar oliveiras para produzir azeitonas e azeites.

Nenhum comentário: