sexta-feira, 19 de abril de 2013

Novas safras de vinhos top são destaque da Miolo na Expovinis 2013



Gamay Miolo 2013



                                          Lote 43 Miolo 2011                                           Fotos Divulgação

A Miolo Wine Group elegeu a Expovinis 2013 para apresentar ao mercado suas novas safras de vinhos. Após passar por um longo período focada em inovar com lançamentos de novas variedades nos diferentes terroirs onde se localizam seus projetos, a empresa agora trabalha na consolidação desses produtos, especialmente no que diz respeito ao aprimoramento contínuo de cada variedade e a uma melhor distribuição para que as novidades cheguem nas gôndolas de todo o país”, afirma o diretor superintendente, Adriano Miolo.
Conheça alguns dos produtos que chegarão ao mercado este ano:
- Testardi Syrah 2012 – Ouro Verde – Vale do São Francisco (BA)
O Testardi Shiraz foi lançado no ano passado na Expovinis e ganhou o Top 10 da Feira. É elaborado com a casta Syrah, variedade que melhor adaptou-se ao terroir da região do Vale do São Francisco, na Bahia. O vinho é elaborado pelo processo de fermentação integral dentro de barricas novas de carvalho, onde envelhece por 12 meses. De acordo com esse processo, toda vinificação, incluindo colheita e desengace é artesanal.
“A fermentação integral confere a este vinho uma característica bastante complexa se comparado aos nossos demais produtos. Ele apresenta um bom corpo, taninos redondos, macios e bem integrados na boca. Acreditamos que com esse exemplar vamos provar que o Vale do São Francisco pode elaborar vinhos com estilo diferenciado”, afirma o enólogo do projeto Flávio Durante.
- Tannat Vinhas Velhas 2012 – Vinícola Almadén - Campanha (RS)
A excelente qualidade da uva Tannat e a sua especial maturação na região da Campanha levaram a Vinícola Almadén a elaborar um vinho diferenciado. A partir das videiras em espaldeira mais antigas do país, com mais de 35 anos, a Almadén elaborou seu primeiro vinho ícone: o Tannat Vinhas Velhas.
Nos solos arenosos da Almadén em Santana do Livramento, a Tannat é uma uva tinta que origina os vinhos mais plenos de intensidade, estrutura e persistência. A sua ótima performance botânica , aliada a um regular e perfeito ciclo de maturação, fez com que a Miolo apostasse neste vinho. O vinho varietal resulta do processo de vinificação integral em barricas de carvalho francês, onde as duas fermentações acontecem no tempo total do estágio de cerca de 12 meses .
“Este vinho é a prova de que é possível vinificar pequenas e limitadas produções numa empresa de grande escala. Em toda a história da Almadén, o tannat sempre foi o vinho que mais se distanciou dos outros tintos, em cor, em nariz, em estrutura. Este Tannat das Vinhas Velhas traz o selo de qualidade do Grupo Miolo, atrelando-o ao Terroir da Campanha”, afirma o enólogo responsável pelo vinho, Leonel Antonio Caliari.
- Miolo Lote 43 2011 – Vinícola Miolo - Vale dos Vinhedos (RS)
A empresa lança na Expovinis a safra 2011 do ícone Miolo Lote 43. Elaborado somente em safras excepcionais, o vinho é um corte harmônico de merlot e cabernet sauvignon cultivados nos vinhedos da família Miolo. Esta é a primeira safra do vinho com D.O. - Denominação de Origem Controlada do Vale dos Vinhedos. Esta é a sexta edição do vinho, que até então só havia sido elaborado nos anos de 1999, 2002, 2004, 2005 e 2008.
“A safra de 2011 foi histórica. Condições climáticas favoráveis, aliadas a modernas práticas de manejo, possibilitaram a elaboração de grandes vinhos”, afirma Gilberto Simonaggio, enólogo responsável pelo projeto Miolo. Segundo ele, a qualidade da safra garantiu a produção de toda a linha superpremium da empresa.
Utilizando-se das melhores tecnologias de produção, o Miolo Lote 43 é um vinho que apresenta características próprias para o envelhecimento e possui estrutura suficiente para suportar muitos anos de garrafa. É envelhecido por cerca de um ano em barricas novas de carvalho francês e americano. Depois de engarrafado, permanece durante mais um ano nas caves subterrâneas da vinícola.
O Miolo Lote 43 é um vinho com reconhecimento internacional, sendo exportado para países como Japão, Suíça, USA, Inglaterra, China e Alemanha. Atualmente, o vinho pode ser encontrado em locais como o badalado restaurante The House of Roosevelt, em Xangai, na China, localizada no The Bund, região mais nobre da cidade; e no restaurante do Hotel Four Seasons, um dos melhores da cidade chinesa. Quem for visitar a famosa galeria Khaufof, na Alemanha, também poderá encontrar o Lote 43.
- Sesmarias safra 2011 – Seival Estate – Campanha (RS)
O Sesmarias é o vinho ícone da Miolo na Região da Campanha, eleito Top Ten da Expovinis há três anos. Este vinho resulta de um corte de seis castas tintas, oriundo de vinhedos de baixíssima produtividade, dos quais a fruta foi colhida no ponto máximo de maturação e sanidade. O seu processo de vinificação é diferenciado e único. O vinho resulta de duas fermentações (alcoólica e malolática) espontâneas, nas cascas e na barrica. Não sofre qualquer tratamento subtrativo, como colagem ou filtração. O período de fermentação integral durou 2 meses. Depois da decisão do corte, permaneceu por mais 16 meses em barricas novas de carvalho francês.
"Trata-se de um vinho de Terroir, retrato fiel da expressão máxima do ambiente natural de onde proveio. O ano de 2011 foi sem dúvida um grande ano de vinhos, do céu caíram em todo o ciclo vegetativo 550 milímetros de chuva, apenas 50 mm nos três meses de verão, índices pluviométricos semelhantes aos do Douro Superior (Portugal), por exemplo", afirma Miguel Almeida, enólogo responsável ela Seival Estate.
- Gamay safra 2013 – Seival Estate – Campanha (RS)
A qualidade da vindima deste ano poderá ser conferida na feira com o lançamento do Miolo Gamay, primeiro vinho tinto da safra 2013 a ser apresentado pela Miolo Wine Group.
O resultado da safra, aliado a investimentos em tecnologia e manejo realizados nos últimos anos pela empresa, tem proporcionado a cada ano aumento da qualidade do varietal, que tem como marcas a leveza e a jovialidade e é elaborado na região da Campanha no projeto Seival Estate.
A Miolo é uma das poucas vinícolas que elabora o Gamay na América do Sul seguindo o conceito francês “beaujolais nouveau”, que marca na França e em mais de 200 países a chegada da nova safra. O vinho é elaborado pelo processo tradicional de maceração carbônica, no qual as uvas fermentam inteiras (nos próprios cachos) nos tanques. A temperatura ideal para seu consumo é de 10ºC a 12ºC. O Gamay é um vinho de estrutura leve, com características para ser consumido jovem, no mesmo ano da elaboração.
“A Miolo tradicionalmente investe na criatividade dos rótulos que vestem a garrafa do Gamay! Desta vez, não foi diferente. A expressão gráfica do rótulo traz uma gama de nuances de cores mais quentes, em contraposto com o vibrante tom azul, refletindo a jovialidade do vinho. Um sonho parisiense, conceito da arte, remete a doce nostalgia da cidade luz.”, afirma Adriano Miolo.
- Quinta do Seival Alvarinho 2012 – Seival Estate – Campanha (RS)
É o primeiro varietal da Miolo de uma casta branca portuguesa. “Este é um vinho único na América Latina, onde poucos produzem vinhos desta casta. Trata-se de um vinho mais complexo aromaticamente do que os tradicionais Alvarinhos do Minho (Portugal). Utilizamos barricas de carvalho ao invés de tanques de aço inox”, explica o enólogo responsável Miguel Almeida. A sua edição é muito limitada. Existem apenas cerca de 4000 plantas em produção no Seival, naturalmente pouco produtivas, menos de 1kg/planta. A colheita de Alvarinho acontece por meados de março, revelando-se ser uma variedade tão tardia como um Cabernet Sauvignon ou um Petit Verdot.
“Esta uva é um feliz achado para nós. Trata-se efetivamente de uma uva que incute algo diferente aos vinhos, originando sempre vinhos de personalidade, de marcantes aromas primários, acidez média/alta, grande fineza e delicadeza alcoólica”, Miguel Almeida.

Nenhum comentário: