Quem visitar a Fenavinho Brasil 2009, em janeiro, terá a oportunidade de conhecer a produção de vinhos e espumantes de pequenas, médias e grandes vinícolas. Uma pesquisa realizada entre as empresas expositoras revela que 57% das vinícolas têm produção inferior a 300 mil litros/ano, o que demonstra que a maioria se constitui em empresas de pequeno porte. O levantamento aponta ainda um percentual de 33% para empresas com produção anual superior a 1 milhão de litros.
A maior produção entre as vinícolas expositoras é de vinhos finos secos (80%), seguida de suco de uva (47%), espumante brut (41%) e de espumante moscatel (38%). Do total de vinícolas da feira que elaboram vinhos finos, 80% se destinam a produção de variedades tintas, brancas e rosés. Os outros 20% correspondem a vinhos finos demi-sec e suave, o que demonstra que o setor investe em vinhos mais elaborados que seguem a tendência mundial de consumo. A preferência, tanto dos produtores como dos consumidores, ainda são os vinhos tintos, tanto que do total de vinícolas presentes na feira 39% elaboram este tipo de produto.
Em relação ao posicionamento dos vinhos finos no mercado a análise mostra que 94,9% dos produtos têm médio valor agregado, oferecendo vinhos de qualidade com excelente custo-benefício. Já no item Espumantes, o diagnóstico comprova que 41% das vinícolas elaboram brut e 38% moscatel. Seguindo uma tendência mundial, 19% das vinícolas já oferecem vinhos em embalagem bag-in-box. Mesmo assim, a preferência do mercado ainda é pelas garrafas de 750 ml, utilizada por 34% dos expositores.
Os dados revelam, ainda, que a distribuição utilizada por essas vinícolas é feita por representantes (20%), distribuidores (17%), varejo próprio (16%), revendas (16%) e por equipe própria (15%). Somente 13% é feita por supermercados. Distribuidores (17%) e lojas especializadas (17%) aparecem como os mais cotados na intenção das vinícolas para novos contatos, seguidos por revendedores (13%). Destaque para sites de vendas que aparecem com 11% da pretensão. No quesito exportação verifica-se que 21% das vinícolas exporta atualmente e 10% já teve alguma experiência na área.
A Fenavinho Brasil 2009 pretende alcançar 100 vinícolas expositoras, ultrapassando em 20% o número de empresas da edição anterior. Já estão garantidas 90 vinícolas, sendo que as confirmações não param de chegar. Segundo informações da executiva de vendas, Sônia Machado, a intenção é reunir a produção vitivinícola brasileira no evento. “Já contamos com participantes de várias regiões do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina, Pernambuco e Bahia”, destaca.
Empresas interessadas em adquirir espaços para a Feira Vinícola devem entrar em contato com a executiva de vendas, Sônia Machado pelo telefone (54) 9974-5787 ou com o escritório da Fenavinho Brasil 2009 pelo telefone (54) 3451.7500.
Projeto Comprador
Empenhada em atingir a meta de conquistar 10 novos clientes para cada vinícola participante do Projeto Comprador, a Fenavinho Brasil 2009, vem intensificando os esforços para atrair um grande número de compradores para o evento. Desde o início desta semana, atacadistas, distribuidores, revendedores e representantes de casas especializadas já podem cadastrar-se para participar das rodadas de negócios do Projeto, que serão desenvolvidas nos dias 30 de janeiro, 6 e 13 de fevereiro de 2009, no Auditório do Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Já estão confirmadas 90 vinícolas de todo o Brasil que estarão reunidas em um ambiente de negócios preparado especialmente para compradores. A estimativa é de que mais de 100 empresas estejam participando da feira. Os compradores interessados em participar podem efetuar seu cadastramento gratuitamente no link do Projeto Comprador do site www.fenavinhobrasil.com.br.
De acordo com a vice-presidente da Feira Vinícola, Andreia Gentilini Milan, o Projeto Comprador representa uma oportunidade para o contato direto com as vinícolas e para a aquisição dos melhores vinhos e espumantes brasileiros. “Além disso, quem vier a Bento Gonçalves durante a Fenavinho também poderá conhecer a principal região produtora de vinhos do Brasil em plena safra da uva”, destaca.
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