quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Metas arrojadas da Aprovale para 2009

Construção do Museu Nacional do Vinho, implantação de uma ciclovia e conclusão dos trabalhos para a obtenção da Denominação de Origem estão entre as prioridades
A posse festiva da diretoria da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) Gestão 2008-2011 foi prestigiada por mais de 150 pessoas, entre associados, lideranças e autoridades do setor vitivinícola, além da imprensa. O presidente da entidade, empresário e engenheiro Aldemir Dadalt, recepcionou os convidados com um jantar no Hotel & SPA do Vinho Caudalie, no Vale dos Vinhedos, na noite do dia 16.
Bisneto de Giuseppe Dadalt, que ao chegar da região de Treviso adquiriu o Lote 27 da Linha Palmeiro, na localidade de Barracão, em Bento Gonçalves, Aldemir, apesar de catarinense, tem suas raízes oriundas da terra do vinho. Ao recordar sua primeira visita ao Vale dos Vinhedos, em 1999, lembra da emoção que sentiu ao conhecer a localidade e sua relação com a região. “Foi amor à primeira vista, que foi aumentando com a cortesia e a hospitalidade com que me receberam”, salientou.
Aldemir Dadalt assumiu a Aprovale com o compromisso de tornar as rodovias de acesso ao Vale mais seguras para moradores e turistas. Uma de suas metas é a implantação de uma ciclovia no Vale dos Vinhedos, incrementando o turismo da região. Para isso, a entidade aproveitou a oportunidade para fazer a cessão temporária de uma Estação Total ao DAER, equipamento destinado ao levantamento topográfico, capaz de fazer a medição altimétrica (altura) e linear (distância). A estação será empregada na RS-444 – Estrada do Vinho, para o desenvolvimento de projeto de alargamento da rodovia, além de implantação da ciclovia. Com esta iniciativa, a Aprovale também beneficia os demais municípios da Serra Gaúcha que, a partir de agora, podem contar com este aparelho para a execução de diversos projetos. O equipamento foi adquirido graças à contribuição da SCA Móveis, recentemente associada à Aprovale.
Para o primeiro semestre de 2009, Dadalt e sua diretoria pretendem concluir a implantação do Selo de Denominação de Origem, trabalho que vem sendo capitaneado pelo vice-presidente Adriano Miolo e pelo conselheiro Ademir Brandelli. Outra importante ação da gestão será a construção do Museu Nacional do Vinho, que centralizará um amplo projeto de resgate cultural e inclusão social no Vale. A iniciativa aguarda doação de um terreno pela Prefeitura de Bento Gonçalves. Na mesma área, pretende-se implantar um horto florestal para o desenvolvimento de mudas de flores e árvores a serem distribuídas aos moradores dos arredores.
Com a participação das vinícolas, hotéis e restaurantes, a diretoria pretende iniciar um sistema de transporte turístico entre o Vale dos Vinhedos e a cidade de Bento Gonçalves. Enfatizando o enoturismo, a cultura e a história do Vale, já estão em andamento estudos para a criação da Revista Destino Vale dos Vinhedos, com uma edição para cada estação do ano. A sinalização do Vale também é um dos pontos que receberão atenção especial da nova diretoria. Em conjunto com as três prefeituras – Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi -, serão implantados pórticos de acesso para informações turísticas e distribuição de materiais promocionais.
Ao conclamar autoridades e associados a participar deste grande projeto, Aldemir Dadalt fez questão de destacar os cuidados que todos os que vivem ou trabalham no Vale podem adotar de imediato para torná-lo ainda mais bonito. “Devemos preservar a água sempre pura, manter o terreno limpo, sorrir para o turista, cuidar das placas, ter critérios com a arquitetura de cada nova construção, apoiar o negócio novo do vizinho e indignar-se com quem ainda menospreza o vinho brasileiro. Com estas pequenas e grandes ações podemos transformar nossa realidade”, ressaltou.
I.P.V.V. Safra 2007
O evento também foi marcado pela outorga das Certificações de Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (I.P.V.V.) – Safra 2007. A entrega foi feita a 12 vinícolas (Calza Jr., Casa Valduga, Cordelier, Dom Cândido, Don Laurindo, Laurentis, Milantino, Miolo, Pizzato, Terragnolo, Torcello e Vallontano) que receberam a I.P.V.V. para 33 vinhos, totalizando 1.652.667 garrafas aprovadas.
O Vale dos Vinhedos é a primeira região do Brasil a obter Indicação de Procedência de seus produtos, exibindo o selo de controle em vinhos e espumantes elaborados pelas vinícolas associadas. Os selos têm número para controle e são aplicados como lacre ligando a cápsula à garrafa, distinguindo-a das demais. Com a I.P.V.V. o mercado ganha um produto de maior valor agregado, garantindo ao consumidor vinhos e espumantes de qualidade, com características regionais.

DIRETORIA APROVALE GESTÃO 2008-2011
- Conselho de Administração
Presidente: Aldemir Dadalt
Vices-Presidentes: Adriano Miolo,Ademir Brandelli, Camilo Geremia, Danilo Cavagni, Elaine Michelon, Juarez Valduga, Lidio S. Ziero, Maitê M. Righesso, Marcos Valduga, Rogério Valduga e Ronaldo Zorzi.
- Conselho Fiscal: Carlos Trevisan, Luiz Milani, Eliane Frare, Paulo Crippa, Decio G. Tasca e Antoninho Calza. Conselho Regulador: Ronaldo Zorzi, Ademir Brandelli, Adriano Miolo, Bruno Brandelli, João Valduga, Dario Crespi, Giselle R. de Souza, Mauro Zanus e Diego Bertolini

Nenhum comentário: