sábado, 6 de dezembro de 2008

Carreteiro de cordeiro com espumante

Há duas ou três reuniões da Confraria do Cordeiro, o confrade Élson Furini, sócio da churrascaria Barranco, preparou um “cordeiro com champagne”. Na proxima vez que me tocar cozinhar, vou surpreendê-lo com um “carreteiro de cordeiro no espumante”.
Vou aproveitar a receita do chef Maiquel Vignatti, da Vinícola Garibaldi, que sugere no site da empresa um “carreteiro de espumante”. Minha contribuição será substituir a carne seca que ele sugere por charque de cordeiro, preparado a partir do pernil.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz branco
1 cebola média
1 dente de alho
300 g de charque de cordeiro
1 colher (sopa) de banha de porco (ou manteiga)
½ garrafa de espumante Garibaldi Premium Brut.
Salsa e sal a gosto.
Modo de preparo
1. Sob água corrente, lave o arroz e deixe escorrer bem. 2. Pique o charque de cordeiro, não muito pequeno, mas também não muito grande, o suficiente que dê para sentir a carne nos dentes. 3, Deixe-o de molho na água fria, que deve ser trocada periodicamente para diminuir o sal. 4. Numa tábua, descasque e pique a cebola e o alho. Reserve. 4.
Numa panela grande, coloque a banha e leve ao fogo baixo para derreter. Acrescente a cebola e o alho e deixe dourar, mexendo sempre com uma colher de pau. Acrescente o charque de cordeiro e deixe fritar até ficar um pouco crocante. 5. Acrescente o arroz lavado, uma pitada sal (cuidado para não salgar) e a salsinha, misture bem. Junte 2 xícaras (chá) de água e deixe cozinhar em fogo baixo. Adicione o espumante aos poucos, verificando o cozimento do arroz. Se necessário, acrescente ou reduza a quantidade de espumante. A quantidade do espumante também precisa ser muito bem controlada, para não correr o risco de ficar “forte demais”, como em qualquer comida na qual se usa vinho. Quando secar, retire o arroz do fogo e sirva a seguir. Pode acompanhar uma salada de cebola e tomate regada a bom azeite de oliva.
Maiquel Vignatti, que também é sommelier, sugere harmonização com Espumante Garibaldi Premium Brut. Concordo plenamente.

Nenhum comentário: