terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Exportações da Miolo

As exportações da Miolo Wine Group durante 2008 avançaram 94% em relação a 2007, chegando a quase US$ 2,4 milhões. Em volume, os embarques totalizaram 685.700 garrafas, número 96% maior que o do ano anterior. A vinícola já exporta para 18 países.
O principal destino foi a Holanda. Canadá, Estônia e Suécia apresentaram os maiores crescimentos em relação a 2007 – todos acima de 200%. Luxemburgo, Polônia, Bélgica, Japão, Espanha e Austrália foram os novos mercados conquistados durante este ano.
Para 2009, a expectativa é de um crescimento de 70% nas vendas externas do grupo.
Como conseqüência do seu esforço em conquistar mercados internacionais, a Miolo foi destaque em várias categorias na apresentação dos resultados do projeto de exportação Wines from Brazil, realizado pelo Ibravin em parceria com a Apex. A Miolo se destacou com o maior número de países; maior valor em contrapartida; maior participação em ações do projeto (apoiou todas as ações); maior participação das reuniões e conquistou ainda o Destaque do Ano com o profissional Fabiano Maciel.
O Miolo Wine Group foi criado em 2006 para reunir uma linha de mais de 70 produtos elaborados a partir de parcerias nacionais e internacionais. Tem por objetivo atuar no mercado mundial com uma variedade de vinhos de qualidade que atenda a todos os segmentos. O grupo possui hoje oito projetos: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos, RS), Fortaleza do Seival Vineyards (Campanha, RS), RAR (Campos de Cima da Serra, RS), Lovara Vinhos Finos (Serra Gaúcha, RS), Fazenda Ouro Verde (Vale do São Francisco, BA), Viasul (Chile), Osborne (Espanha e Portugal) e Los Nevados (Mendoza, Argentina).

Destaque para o espumante da Miolo

E, por falar em Miolo, seu Miolo Brut, elaborado no método champenoise (tradicional), foi eleito o melhor espumante nacional no teste às cegas promovido pela revista Veja São Paulo. Cinco especialistas convidados pela publicação degustaram doze espumantes brasileiros.
Analisaram a aparência, o aroma e o sabor das bebidas. Cada um deu notas de 0 a 100. A média das avaliações conferiu ao Miolo Brut (Vale dos Vinhedos/RS) 84,2 pontos, a mais alta de todas. “Entre os degustados, foi o de paladar mais persistente, de efeito mais prolongado na boca”, declara à revista Manoel Beato, sommelier do Grupo Fasano, um dos avaliadores do teste, juntamente com a sommelière Alexandra Corvo, o editor de gastronomia de Veja São Paulo, Arnaldo Lorençato, o colunista de vinhos da Folha de S.Paulo, Jorge Carrara e o diretor da Associação Brasileira dos Sommeliers, Mario Telles Jr.
Para Miolo, este reconhecimento é reflexo dos investimentos constantes na qualidade dos espumantes, com renovação dos vinhedos e instalação de uma nova linha de degorgement (processo de engarrafamento). A vinícola conclui no início de 2009 o investimento de R$ 4 milhões no projeto de modernização do processo champenoise, aprovado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). A capacidade de produção de espumantes no Vale dos Vinhedos passará de 500 mil garrafas/ano para 1 milhão de garrafas/ano. “A Miolo terá uma das mais importantes instalações de produção de espumantes pelo método champenoise da América do Sul”, destaca o diretor técnico da Miolo Wine Group, Adriano Miolo.
Somado à produção de 1,5 milhão de garrafas/ano elaboradas pelo método charmat, no Vale do São Francisco (BA), a Miolo consolida sua posição entre as maiores produtoras de espumantes do País. A empresa já é líder no segmento de vinhos finos.

Nenhum comentário: