sábado, 6 de dezembro de 2008

Potencial para o mercado externo

As possibilidades para a exportação de vinhos brasileiros para os mercados do Canadá e dos Países Nórdicos foram detalhadas, dia 4 de dezembro, durante o terceiro módulo do Treinamento para a Exportação de Vinhos, realizado no auditório do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG). Dirigido às empresas do Projeto Setorial Integrado Wines from Brazil (PSI-WFB) e também as vinícolas interessadas no processo de internacionalização, o evento contou com a presença do renomado executivo, Magnus Skjörshammer, diretor da Tallink Duty Free Sales, a maior companhia de balsa/cruzeiro do mundo.
Profundo conhecedor dos mercados dos países nórdicos, Skjörshammer destacou que o Brasil tem muitas possibilidades de exportação de seus vinhos e espumantes, especialmente, para mercados como Suécia e Noruega, em função do grande fluxo de turistas estrangeiros que o país anualmente recebe. “O Brasil pode começar a trabalhar o mercado externo aqui mesmo, despertando o interesse pelos vinhos e espumantes do país através dos turistas estrangeiros”, ressaltou.
Mesmo tendo produtos já reconhecidos internacionalmente, Magnus Skjörshammer reforçou a necessidade de criação de uma identidade para o vinho brasileiro. Segundo ele, as vinícolas brasileiras ainda lançam seus produtos tentando compará-los aos europeus. “O Brasil não precisa ficar na sombra da Europa, pois já é bastante conhecido em todo o mundo. Precisa apenas criar marcas com identidade brasileira”.
De acordo com o executivo, os mercados dos países nórdicos estão se abrindo para produtos estrangeiros e o Brasil precisa aproveitar este momento para ampliar as exportações. Para ele, os vinhos e espumantes brasileiros são de excelente qualidade, bastando apenas a atualização de seus rótulos para que os produtos conquistem, de vez, o consumidor estrangeiro.

Mercados-alvo

Além de aprofundar a preparação das vinícolas para a exportação de vinhos, o terceiro módulo do treinamento também oportunizou aos participantes o conhecimento das características e especificidades de dois mercados de interesse para o Projeto Setorial Integrado Wines from Brazil. De acordo com a Gerente de Promoção Comercial do Projeto Wines From Brazil, Andréia Gentilini Milan, com o evento o projeto fecha um ciclo de treinamentos, onde apresentou os principais mercados-alvo do WFB.
O Wines From Brazil é um projeto desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), sendo que esta ação contou também com o apoio do Sebrae e Fedex. Atualmente o projeto conta com a participação de 34 vinícolas brasileiras.

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