sábado, 13 de dezembro de 2008

Boas perspectivas para a ovinocultura

O Ministério da Agricultura e Pecuária continua tratando a ovinocultura sem desvinculá-la da caprinocultura. Isso fica bem lá no nordeste, mas, entre nós, no sul, onde predomina a ovinocultura, causa algumas confusões.
Eis a mais recente informação sobre o setor divulgada pelo Mapa:
“A ovinocaprinocultura avançou, neste ano, ao desempenhar funções sociais, econômicas e políticas. Nosso objetivo é aumentar a rentabilidade dessas cadeias, o nível de comercialização e de exportação. Pois são atividades altamente rentáveis” A declaração é do presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos, Francisco Edilson Maia da Costa, que participou de reunião com representantes do setor, dia 11 de dezembro, em Brasília.
No encontro, foi ressaltada a importância da criação de comitês estaduais para discutir o Plano Nacional de Saúde Animal (PNSA), já que o setor considera a sanidade fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva.
Na mesa-redonda Perspectivas para a Ovinocaprinocultura Nacional, os representantes do setor analisaram experiências de frigoríficos, ações de crédito desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e dados sobre o mercado de carnes de ovinos e caprinos.
“Em dezembro de 2007, abatemos cerca de 60 animais no nosso frigorífico e, em novembro deste ano, o número subiu para 800 animais, em decorrência da adoção do selo do Serviço de Inspeção Estadual (SISE). A nossa meta é obter o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que aumentará, ainda mais, a abrangência no mercado”, explicou a diretora do Frigorífico Estância do Celeiro, em Mato Grosso, Cristiane Rabaioli.
De acordo com Francisco Costa, a mesa-redonda sobre ovinocaprinocultura já foi realizada nas regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste e a expectativa é desenvolver o projeto nas demais regiões em 2009. ”Isso será fundamental para definir do perfil nacional das cadeias produtivas, difundir as experiências nos estados e buscar soluções para os principais gargalos”, enfatizou.
Rebanho - Hoje, existem 26 milhões de caprinos e ovinos no Brasil. Do total do rebanho, 80% está na região Nordeste. O Brasil importa, por ano, cerca de 44 milhões de ovinos, sendo 93% do Uruguai.
Aquinosul,a Secretaria da Agricultura promete há vários anos realizar um censo do rebanho ovino e até hoje não o fez. Também não há informações seguras sobre os abates.

Nenhum comentário: