terça-feira, 28 de junho de 2016

Dia de trabalho e evolução para a raça Texel

Os cerca de 60 criadores presentes no Dia de Campo promovido pela Brastexel, no dia 25 de junho, na Fazenda Lermen, Cachoeira do Sul, RS, saíram plenamente consciente do passo dado rumo a unificação de critérios em torno do padrão desejado para o Texel no Brasil. Renato e a esposa Fernanda abriram as porteiras da Fazenda para criadores de Santa Maria, São Martim da Serra, Canoas, Santa Cruz do Sul, Hulha Negra, Cachoeira do Sul, São Jerônimo, Soledade, Erechim, Passo Fundo, Jaguarão, Glorinha, Canguçu, Guaporé, Passo Fundo e Viamão. Dona Gilda, com 92 anos, mãe de Renato, e que por 39 anos morou na Fazenda, foi presença festejada no almoço oferecido aos visitantes.
Os trabalhos iniciaram ainda pela manhã, no galpão com projeções e questões técnicas apresentadas pelo veterinário e diretor Técnico da Brastexel, Éverson Bravo. Acompanhada por uma atenta plateia, Éverson apresentou uma parte teórica sobre padrão da raça passando por Conformação (volume de pernas e das paletas), Tipificação Biológica, Pigmentação dos Cascos, Caraterísticas Anatômicas da Cabeça, Presença e Tamanho de Manchas Pretas e Marrons em Locais Devidos e Indevidos entre outros. Este rico conteúdo que em breve estará disponível no site da Brastexel abriu o debate do que se quer e não se quer na raça.
A partir da parte teórica passaram as deliberações do Dia de Campo de Cachoeira do Sul que serão levadas e ampliadas para o próximo Dia de Campo, no dia 12 de novembro na Cabanha Amoras, em Santa Cruz do Sul, RS. Éverson conduziu os trabalhos levantando questões para proporcionar debate buscando chegar mais perto do modelo que se busca. Vamos discutir critérios e em breve entrar em acordo, disse o diretor Técnico.
Criador da raça e presidente da Arco, Paulo Afonso Schwab,     ressaltou a importância do embasamento técnico para julgamento e formação do colegiado de jurados. Neste momento houve manifestação da importância do jurado explicar justificando suas escolhas fila a fila dos animais nas exposições. Schwab, ressaltou a importância de encontros como esse onde o produtor dá a sua opinião com a possibilidade de revisão de conceitos. Lembrou que cada país possui as suas características raciais e  que um grande fator para evoluir é estar de olho atento ao mercado portanto no tipo e a carcaça que o consumidor quer.

O presidente da Brastexel, Nedy de Vargas Marques não escondeu a satisfação pelo saldo do encontro. Foi um Dia de trabalho importante para a raça Texel citando a presença desde criadores pioneiros até os que ingressaram há 60 dias. Apontou que nesta busca do melhor da raça, todos puderam expressar suas ideias e preocupações. “Foi um momento especial para a raça que conseguiu manter 60 pessoas por um dia inteiro discutindo os seus rumos”. Nedy ainda agradeceu a excelente acolhida da família Lermen que nesta oportunidade reuniu pela primeira vez em um Dia de Campo em torno da raça Texel.

Nenhum comentário: