segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Vinho tinto Zelindo é homenagem dos filhos ao fundador da Suzin

  
                                      Everson Suzin e o vinho Zelindo
O tinto Zelindo
                                                Fotos: Mônica Corrêa

O tinto Zelindo, um dos vinhos finos de altitude mais premiados, é na verdade uma homenagem dos filhos, Everson e Jeferson Suzin, ao pai, fundador da vinícola, filho de imigrantes italianos e que se chama Zelindo. Localizada  em São Joaquim, na Serra Catarinense, Zelindo é agricultor, produz batata e maçã e é um dos pioneiros da vitivinicultura catarinense. Fundou a empresa há pouco mais de dez anos e a cada ano que passa colhe os frutos do investimento. E é justamente o vinho, feito em homenagem ao pai da vinícola, o carro chefe da empresa. O tinto um corte com 70% de uva merlot, 30% cabernet já recebeu várias premiações e os especialistas destacam o vinho como uma joia rara.
Na edição do Valor Econômico de dezembro passado, o jornalista Jorge Lucki, especialista em vinhos e coordenador do Top Ten da Expovinis, maior Feira de Vinhos da América Latina, apontou na categoria tinto, o Zelindo como destaque do ano passado, classificando ele entre os melhores do Novo Mundo. “O Zelindo vem colecionando medalhas a cada nova safra e isso recompensa todo nosso trabalho”, afirma  Suzin. Recentemente, o Anuário de Vinhos do Brasil, produzido pela editora Baco em parceria com o Ibravin, traz o vinho com 90 pontos e  definitivamente coloca o rótulo  entre os melhores cortes tintos do país.Em 2010, a safra 2007, ganhou a medalha  Gran Ouro, no Concurso Mundial de Bruxelas e em  2011 a safra de 2008, ficou também com a premiação máxima do concurso. Ele também foi eleito um dos 7 melhores  tintos do Brasil pela Revista  Guia/Adega.

“ O Zelindo, reflete a excelência e a força do fundador da empresa, nosso pai. Aliás, uma ótima dica para presentear os pais neste domingo.” Afirma Everson Suzin.

Nenhum comentário: