terça-feira, 26 de agosto de 2014

Dieta que inclui vinho ajuda a prevenir doenças cardiovasculares


Resultados do estudo Predimed (Prevención con Dieta Mediterránea), que envolveu 7 mil pacientes, foi apresentado durante Congresso de  Cardiologia em Gramado no sábado (23), em Gramado. Quem está ligado em informações sobre hábitos de vida saudáveis certamente já deve ter ouvido falar sobre os benefícios da dieta mediterrânea para a saúde. O que talvez muitos ainda não saibam é que o vinho é um dos ingredientes da dieta rica em vegetais, com predominância de pescados e outras carnes brancas às carnes vermelhas e com o azeite de oliva como a cereja do bolo de uma alimentação equilibrada.
Os detalhes deste tipo saudável de alimentação e os resultados de uma pesquisa realizada na Espanha e que envolveu cerca de 7 mil pacientes com risco de ter ou desenvolver alguma doença cardiovascular serão apresentados na conferência O Impacto do Estudo Predimed (Prevención con Dieta Mediterránea), durante o Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Socergs 2014), em Gramado (RS), neste sábado (23), às 8h30min. O evento começa nesta quinta-feira (21) e encerra no sábado. A pesquisa será apresentada pelo biólogo e nutricionista espanhol Helmut Schröder, que está percorrendo o mundo para divulgar os benefícios da dieta mediterrânea na prevenção de uma série de doenças.      
Helmut explica que o estudo foi realizado entre os anos de 2006 e 2013 e comparou um grupo de pessoas que seguiram à risca a dieta com outro, da mesma faixa-etária (acima de 55 anos), que se alimentaram normalmente.  O resultado foi que as pessoas que consumiram pr edominantemente os itens da dieta, que inclui o vinho, desenvolveram 40% menos de chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio, aterosclerose entre outras.    
Helmut afirma que, apesar da dificuldade de adaptar este tipo de alimentação a outras regiões do planeta (o estudo ocorreu apenas na Espanha), é possível adaptá-lo a outras dietas seguindo algumas recomendações que são concomitantes. "Toda a cultura tem a sua dieta saudável. O que podemos afirmar categoricamente é que o consumo moderado de vinho associado a hábitos saudáveis e uma dieta rica em vegetais e azeite de oliva traz melhora para a saúde como parte integrante de uma alimentação saudável", diz.  O estudioso completa alertando que para potencializar os benefícios da dieta e reduzir ainda mais o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, é recomendada a realização de atividades físicas.
O pesquisador avalia que a participação em congressos médicos tem como objetivo difundir os resultados do estudo e conscientizar os profissionais da saúde para a importância de repassar para os pacientes os efeitos positivos de uma alimentação equilibrada. "Esperamos que este resultado reforce o trabalho de muitos profissionais focado na medicina preventiva e que os incentive a informar seus pacientes sobre algumas mudanças simples na alimentação que podem resultar em importantes ganhos para a saúde", acredita.
Quem é Helmut Schröder
Doutor em Biologia Humana e licenciado em Ciências da Nutrição, Helmut Schröder é líder do grupo 30 Centro de Investigação Biomédica na Rede Centro de Epidemiologia e Saúde Pública, da Espanha. Suas linhas de investigação centram-se na relação entre estilo de vida e as doenças. Inclui estudos sobre os efeitos da nutrição sobre a obesidade e outros fatores de riscos cardiovasculares. Tem participado de estudos epidemiológicos e de intervenção clínica.


Mais informações sobre o estudo estão disponíveis no site www.predimed.es

Nenhum comentário: