terça-feira, 26 de agosto de 2014

Texel apóia o programa Descole (retirada da cola) humanitário


A Associação Brasileira de Criadores de Texel - Brastexel, que, mais uma vez, é a que apresenta mais animais na Expointer, que cmeçará, sábado, em Esteio, no Rio Grande do Sul,  preocupada com o bem estar dos animais, em especial dos ovinos que participam de feiras agropecuárias, lançará durante afeira deste ano, o Programa Descole Humanitário. Ele objetiva estandardizar esse procedimento nos ovinos da raça Texel, e ainda chamar a atenção para essas questões à luz do bem-estar dos animais. 
O lançamento do Programa será às 16h do sábado, dia 6 de setembro, na Casa do Texel, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na oportunidade a médica veterinária Norma Centeno Rodrigues fará palestra explicando os benefícios da adesão a esta bandeira defendida pela Brastexel.
“O descole em ovinos é uma prática utilizada pelos criadores. Porém poucos sabem o que esse procedimento implica em termos do bem-estar animal. Muito utilizado em ovinos que vão a julgamento e venda em exposições rurais, é comum observar animais sem nenhuma cola. Essa prática pode expor os animais a problemas sérios de saúde. A preocupação é mais com a estética do que o bem  estar dos animais que sofrem esse procedimento. Normas e procedimentos de descole em ovinos já estão plenamente estabelecidas em outros países  avançados na

ovinocultura, porem, são ainda inexistentes e desconhecidas no Brasil”, informa a médica veterinária especializada em bem estar animal. 

Nenhum comentário: