quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Um aplicativo gratuito sobre vinhos

                               Alessandra Esteve lançou aplicativo sobre vinhos
                                Foto g6 Comunicação Corporativa

A advogada e escritora Alessandra Esteves, especializada no universo dos vinhos, está lançando seu primeiro aplicativo: o Dama do Vinho. O app reúne informações diversificadas para os amantes do vinho num mesmo lugar, como dicas de harmonização, notícias, vídeos e uma biblioteca com boas sugestões de livros sobre o assunto. O produto é gratuito e já está disponível para download para IOS e Android. “Uma das áreas mais interessantes do aplicativo Dama do Vinho é a aba ‘Harmonização’, na qual o usuário encontra sugestões de vinhos para acompanhar todo tipo de prato: do croquete, ao sushi, e até sobremesas brasileiras”, explica a especialista. Alessandra destaca, por exemplo, que o Vinho Verde português, que tem a lta acidez, é a melhor opção para combinar com frango à passarinho. No mesmo capítulo, ela aborda outros tipos de vinhos para harmonizar com frango assado, peru e até pato.
Na área de sobremesas, o aplicativo aborda as boas combinações possíveis entre doces tipicamente brasileiros, como pudim de leite, pé-de-moleque e brigadeiro. No caso do pudim, por exemplo, a dica é harmonizar com um vinho de colheita tardia (Late Harvest) da uva Sauvignon Blanc. Já o Brigadeiro vai muito bem com Vinho do Porto, assim como outros chocolates. Na aba “Notícias”, o aplicativo conecta o usuário com publicações, em tempo real, de mais de 400 blogs de vinhos do Brasil e de Portugal. Já em “Vídeos”, está disponível o videocast “acessórios para vinhos”, que ajuda o enófilo a achar a taça mais recomendada para beber vinhos e espumantes. Esse vídeo já teve mais de 2.800 visualizações apenas no iTunes.

Além do app Dama do Vinho, Alessandra é autora de um livro eletrônico chamado “Vinhos da Itália”, é editora do blog “Dama do Vinho” (www.damadovinho.com.br) e apresenta o único podcast de vinhos gravado em português e atualizado semanalmente. Os áudios já figuraram na lista dos mais baixados no iTunes. Com o tema “Vinhos da Espanha", Alessandra contabilizou mais de 3.500 downloads, ocupando o topo do ranking na categoria “Gastronomia” - acima de podcasts famosos, como os do chef britânico Jamie Oliver. Aos 37 anos, Alessandra Esteves é estudiosa do mundo do vinho há 10 anos. É certificada em vinhos e destilados “Nível 3” pela escola inglesa Wine & Spirit Education Trust (WSET), a maior e mais renomada academia de vinhos, licores e destilados do mundo. Recentemente, deu início ao último degrau na WSET, o “Nível 4”, certificação que nenhuma outra brasileira possui.

Nenhum comentário: