segunda-feira, 18 de agosto de 2014

02 – Um jantar magnífico, com bons vinhos


                                                 O Cabernet Franc da Peruzzo surpreendeu

Além dos azeites, o jantar na Fazenda Guarda Velha – tem este nome porque por ali passava a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, que separava terras de Portugal e Espanha – foi magnífico, tendo como pratos principais um ensopado de cordeiro, preparado sob o comando de dona Eronize, e cordeiro assado. Ambas as carnes, de animais Higlhander, raça que Batalha trouxe para o Rio Grande do Sul.
Um capítulo especial, foram os vinhos. Começamos com espumante Codorniu. Depois, passamos para um vinho Sauvignon Blanc 2012, da vinícola Seronni & Lazzarotto, de Pinheiro Machado, que confirmou uma qualidade sobre a qual eu já ouvira falar. Depois, fomos a um Touriga Nacional e um Merlot, da mesma vinícola, ambos 2011. O Merlot me pareceu soberbo, o TN acho que precisa ser mais trabalhado. Os donos da vinícola, Eduardo Seronni e Lazzarotto estavam presentes.
A surpresa ficou por conta de um Cabernet Franc, da vinícola Peruzzo, de Bagé, cujo proprietário, Lindonor Peruzzo Junior, participava do jantar e gostou muito dos elogios ao vinho, elaborado por seu filho, o enólogo Eder Peruzzo, sob supervisão do famoso argentino Adolfo Lona. Contei-lhe, inclusive, que nos anos de 1970/80, muito conversei com o Lona num período em que os gaúchos tentaram transformar a uva Cabernet Franc na uva ícone do Brasil, assim como a Malbe é na Argentina, a Tannat no Uruguai e a Carmenè no Chile. Depois, os gaúchos abandonar  a idéia e, hoje, a Cabernet Franc está voltando como uva de grandes vinhos.

Depois, experimentamos um Cabernet Sauvignon 2010 Cade, de uma vinícola de Napa Valley, na Califórnia (USA), mas ninguém gostou. Todos acharam muito amadeirado. O desfile de vinhos foi encerrado com um Bueno Paralelo 31 2009, elaborado na Bellavista Estate, ali pertinho de onde estávamos, vinícola do locutor esportivo Galvão Bueno em sociedade com Ivan Magalhães, que estava conosco no jantar. Aliás, os dois pretendem fazer algumas alterações no projeto original para a propriedade e aumentar o investimento em vinho, mas vou falar disso mais adiante, quando também falarei em novo vinícola que está surgindo na região de Pinheiro Machado.

Nenhum comentário: