terça-feira, 29 de julho de 2014

Primeiro vinho Merlot com uvas desidratas do Brasil

                              Edegar Scortegagna foi o enólogo que coordenou o processo


                                          As uvas Merlot em desidratação

                                                        O vinho Merlot Desidratado
                                                        Fotos Gilmar Gomes/JN

A Vinícola Luiz Argenta, de Flores da Cunha, considerada uma das mais belas do mundo em seu aspecto arquitetônico, e reconhecida por seus vinhos e espumantes diferenciados em aromas e design, lançou um novo produto no mercado nacional, o vinho Luiz Argenta Merlot Uvas Desidratadas. Estive lá, acompanhando as primeiras experiências, e comprovei que é um trabalho sério que só poderia dar o excelente resultado que deu.
No ano de 2009, a Luiz Argenta foi agraciada com uma safra espetacular de sanidade perfeita, que permitiu ousar a criação de um novo produto a partir da seleção de cachos da variedade Merlot. Estas uvas foram colhidas e colocadas em esteiras para desidratarem naturalmente por 43 dias no antigo casarão da propriedade. Foram no total 1.500Kg de uva, que após a desidratação resultaram em 1.000 Kg de uva, sendo que cada 1 Kg destas uvas desidratadas foi possível elaborar apenas 300ml de vinho. Posteriormente as uvas passaram pelo processo de vinificação por gravidade e amadurecimento durante 36 meses em barricas de carvalho francês de 2º uso. Estas barricas foram escolhidas pela necessidade de micro-oxigenação lenta e por um período prolongado durante o processo.
Este vinho foi inspirado na produção dos vinhos Amarones Italianos, típicos da região de Vêneto, na Itália. O resultado foi um vinho vermelho granada intenso e brilhante, de aroma complexo que lembra geleia de amora, menta, ameixa seca e especiarias, proporcionando excelente volume de boca, com ataque inicial doce, taninos equilibrados e evoluídos. Foram produzidas apenas 600 garrafas deste produto que é inédito no país. Chegará ao mercado em agosto. Será possível encontrar este produto exclusivo em embalagens individuais na boutique virtual da vinícola – www.boutiqueluizargenta.com.br.
Eis os detalhes do Luiz Argenta Merlot Uvas Desidratadas
Vindima: 2009
Terroir: Altos Montes – Serra Gaúcha – Brasil
Sistema de Produção: Espaldeira
Colheita: Manual
Composição de Castas: 100% Merlot Desidratadas
Graduação Alcoólica: 16%
Maturação: 36 meses de barrica de carvalho francês


Preço médio por garrafa: R$290,00

Um comentário:

www.jungolhares.wordpress.com disse...

cada vez melhor...