terça-feira, 8 de julho de 2014

Chanfana de Cordeiro e Caldo Verde são sugestões para este inverno

O Chef Claudio Corrêa, do restaurante paulistano Claudius Grill,  ensina a preparar chanafa de cordeiro e caldo verde, pratos da culinária portuguesa para quem quer aproveitar o friozinho com muito sabor. As temperaturas caíram e o Chef Claudio Corrêa, tem duas receitas tradicionais portuguesas e fáceis de preparar para quem quer deixar o clima de inverno ainda mais gostoso. A primeira é a Chanfana de Cordeiro, uma das atrações do cardápio do restaurante elaborada com vinho e especiarias. A outra é um saborosíssimo Caldo Verde preparado com linguiça e couve.
CHANFANA DE CORDEIRO
Ingredientes:
1 paleta de cordeiro de cerca de 2 kg cortada com o osso
folhas de hortelã
6 cebolas picadas
4 grãos de alho
5 cravos da índia
1 pedaço de canela em pau
2 folhas de louro
1 maço de salsinha
sal
pimenta do reino
vinho tinto seco o suficiente
1 panela de ferro ou de barro com tampa
Modo de preparo:
Faça um chá com as folhas de hortelã e escalde os pedaços de carne deixando por alguns minutos dentro da infusão. Retire do chá e reserve. Forre o fundo da panela com parte da cebola picada e do alho. Coloque a carne por cima, temperada com sal e pimenta. Acrescente os cravos, a canela e os ramos de salsinha. Adicione o restante da cebola com o alho. Cubra a carne com o vinho tinto. Tampe a panela e leve ao forno médio por 3 a 4 horas. Durante o cozimento, abra a panela algumas vezes e, à medida que o vinho for secando, acrescente mais, cozinhando até a carne amolecer. Se for carne de carneiro, o tempo de cozimento é maior e pode variar de 6 a 8 horas. Sirva com Batatas ao Murro.
CALDO VERDE
Ingredientes:
3 batatas médias cozidas e raladas
1 pedaço de linguiça portuguesa ou chorizo
1 maço de couve picada
1 litro de água
Azeite e sal
Modo de preparo:
Em uma panela, acrescente as batatas já cozidas e raladas, a couve picada e a linguiça ou o chorizo em rodelas. Regue com azeite e tempere com sal. Deixe ferver por alguns minutos.
O Claudius Grill fica na rua Cardoso de Almeida, 770 – Perdizes, mesmo bairro em que mora o João Carlos Botezzelli, o Pelão, Fone e reservas: 11 3871-5533. Tem 60 lugares e funciona  de terça a sexta-feira das 12h às 15h30 e das 18h às 23h (sex até 0h). Sabado, almoço até às 17h e jantar das 19h a 0h. Dom. só almoço até às 17h. Fecha seg. CC: todos. Estacionamento com manobrista todos os dias no jantar e no almoço de sab. e dom.


Nenhum comentário: