segunda-feira, 21 de julho de 2014

Muito vinho, queijo, sopa de agnolini e menarosto em Otávio Rocha


                                           O menarosto é delicioso
                                           Floriano Molon/D;JN

A Festa da Colônia de Otávio Rocha, no interior de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul,  chega à sua 41ª edição, de 25 a 27 de julho, conforme me informa o Floriano Molon, um dos organizadores, que, infelizmente, ainda s recupera de um acidente e não poderá curti-la como ele tanto gosta. É um dos mais antigos e tradicionais eventos de julho na serra gaúcha, região da uva e vinho. 
A programação da Festa da Colônia é diversificada, com farta gastronomia, celebrações religiosas, jogos de bochas, concentrações de tratores, apresentações artísticas, além da abertura festiva da safra vinícola 2014 com distribuição de vinho. A festa permite um contato direto com a região colonial italiana.
Da programação da Festa, destacamos que no dia 25, sexta-feira, é o dia do colono e motorista, razão pela qual, será celebrada missa as 10h30min, e ao meio dia, no Salão da Comunidade, tem almoço com sopa de macarrão, salsichão, churrasco, galeto, saladas, pão e vinho colonial, café com biscoito. Os ingressos custarão R$ 27,00 e se fará presente o Grupo PARTEGIANI, para animação. Haverá sorteio de brindes.
No domingo, dia 27 de julho, a festa comunitária tem como atrativos a concentração de tratores, 10h, hastamento de bandeiras e início simbólico dos trabalhos de podas das parreiras representativas dos municípios maiores produtores de uvas do Estado. As 10h30 será celebrada missa, e ao meio-dia, no Salão da Comunidade, será servido o almoço típico composto de sopa de agnolini, macarrão, menarosto (codorna,  leitão e frango), polenta frita, saladas, pão, vinho colonial e café com grostoli.  Animação será do Grupo PARTEGIANI, de música italiana.  Ingressos: R$ 40,00.
O menarosto é uma especialidade da região, quando em grandes espetos rotativos, são assados, pequenos pedaços de carnes, sob brasas por um período de 5 horas.
 Otávio Rocha se destaca na região, pela sua grande vinculação com os setores de uvas e vinhos e tem as suas ruas denominadas com nomes de uvas, sua praça é Regional da Uva, que abriga uma estátua de Nossa Senhora da Uva e o Túnel da Uva. O distrito conta com quatro restaurantes, um hotel, Museu,  Parque da Gruta e faz parte do roteiro turístico Caminhos da Colônia.
 A festa é um grande momento de confraternização e de celebração das tradições herdadas dos imigrantes italianos.
Durante o evento haverá venda de produtos coloniais. A promoção é da Associação dos Amigos de Otávio Rocha e conta com o apoio da Prefeitura de Flores da Cunha.
Otávio Rocha está localizado a 9 km da RS-122, da cidade de Flores da Cunha e poderá ainda ser acessada pela Vicinal de Santa Justina (Caminhos da Colônia) ou por São Gotardo/Linha60 também asfaltada.
 Informações: (54) 3292.1722 r. 217,
Venda de Ingressos: SubPref. - (54) 3279.1298 e Salão da Comunidade:  (54) 3279.1138  
ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
-       IGREJA MATRIZ - em estilo moderno, com a via sacra de Guido Mondin;
-       TORRE DE PEDRA - sinos importados da Itália;
-       PARQUE DA GRUTA – Gruta natural e cascata – 1 km da Praça;
-    BELVEDERE DO MONUMENTO DO CENTENÁRIO - 100 anos de fé;
-       PRAÇA REGIONAL DA UVA - Monumentos ao leão alado, ao carreteiro e a Nossa Senhora da Uva;

-       MUSEU Pe. ALBERTO LAMONATO.- destaque para a coleção de licores;

Nenhum comentário: