terça-feira, 8 de julho de 2014

Festival de gastronomia e vinhos em Livramento

                                A Almaden é uma das grandes vinícolas da região


Por falar em Santana do Livramento, parece que minha cidade e sua vizinha Rivera estãoá despertando para a importância do vinho em suas economias. As duas cidades, juntas, já possuem cerca de 10 vinícolas, algumas de grande porte, que produzem excelentes vinhos de viníferas, muitos dos quais destacados em concursos internacionais, tanto representando o Brasil quanto o Uruguai. Em território santanense, existem, entre outras, Almaden, Cordilheira de Santana, Aliança, Salton e vários produtores de uvas para outras conhecidas vinícolas brasileiras; no lado uruguaio, existem  a Carrau, produtora do grande Amat, a  Viñas del 636, a  Bodega Don Noel e a Bodega Iramendi.
No final deste mês de julho, dia 30, aniversário de Livramento, as duas cidades vão se unir no 1º Festival Binacional de Enogastronomia, e tem tudo para fazer uma bela festa. Além dos excelentes vinhos da Campanha, existem bons restaurantes e a atração das lojas fre shops de Rivera, que vendem produtos de todo o mundo com descontos para os visitantes.
O prefeito de Livramento, Glauber Lima, acompanhado da Secretária de Turismo Denise Toledo, participou junto do Governador Tarso Genro na noite de quarta-feira dia 2 de julho, da celebração do Dia da Gastronomia e dos Produtos Regionais, promovido pelo Grupo de Trabalho de Gastronomia Regional, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Um dos momentos mais importantes da cerimônia foi o lançamento da pesquisa para o Estado do Rio Grande do Sul e a apresentação do grupo de trabalho de gastronomia do Palácio para os diversos segmentos envolvidos. O resultado desta pesquisa é a construção de uma cartografia da cultura alimentar rio-grandense, disponibilizada ao público interessado através de um banco de dados, hospedado em um site do Governo do Estado, servindo de embasamento para novas pesquisas nesta área do conhecimento, bem como material de consulta para os mais diferentes fins.
Durante o evento, o prefeito Glauber Lima, convidou o governador para participar do Primeiro Festival Binacional de Enogastronomia e Productos del Pampa, que ocorrerá do dia 30 de julho a 9 de agosto na Fronteira, ação que integra o Calendário de Integração Cultural Brasil-Uruguai.
“Este é um evento inédito e inovador, que dialoga diretamente com a proposta que o Governo do Estado trabalha de resgate e promoção da culinária regional Rio-grandense. “Acreditamos que será um grande sucesso e que se consolidará definitivamente no calendário dos grandes eventos da Fronteira”, afirmou o prefeito.
Tarso comentou a importância da gastronomia para o Estado e garantiu ao prefeito que fará o possível para estar presente no evento. “A gastronomia é um fator fundamental no turismo de qualquer país, e cresce cada vez mais no mundo inteiro. O Estado tem todos os elementos para construir importantes e saborosos roteiros. Temos um caminho bastante promissor pela frente, com viés econômico e cultural que nos anima. Farei de tudo para estar presente no evento que, sem dúvidas, será enriquecedor para a Fronteira que tenho enorme apreço”, disse o governador.
Segundo a Secretária Denise Toledo, já estão confirmadas as presenças de 8 restaurantes no circuito de enogastronomia. Além disso, estarão presentes no evento 3 chefs de cozinha do Rio de Janeiro e São Paulo, além de 16 instituições de ensino que farão um encontro de gastronomia na cidade.



Nenhum comentário: