segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Vinhos nacionais ganharam destaque no Rio Wine and Food Festival

                         Andréia Gentilini Milan, do Ibravin, falou sobre o mercado do vinho nacional
                         Foto Ricardo Behring/D

A Grande Prova Vinhos do Brasil será realizada no dia 28, e reunirá mais de 600 rótulos brasileiros avaliados às cegas no Hotel Windsor Atlântica. Resultados serão divulgados no Anuário Vinhos do Brasil 2014. 
Durante a semana do Rio Wine and Food Festival, evento voltado para os amantes do vinho e da gastronomia,  entre os dias 7 e 13 deste mês, os desafios e oportunidades do mercado de vinho brasileiro foram temas de debates ancorados por especialistas do setor. No seminário “Vinho e Mercado” realizado dia 9, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Diretora de Promoção Comercial do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Andreia Gentilini Milan, apresentou o panorama do setor vinícola brasileiro e destacou a importância de trabalhar pelo aumento do consumo de vinhos no Brasil, com campanhas de marketing e esforços para entender as necessidades do novo consumidor de vinhos. De forma unânime, os demais palestrantes do seminário pontuaram a necessidade de mostrar o vinho de modo mais simples para o consumidor final.
 Andreia falou sobre as tendências e apostas no mercado nacional. Quando questionada se o crescimento do comércio de vinhos era para todos os produtores, ela foi enfática em responder que se destacará quem investir em qualidade e produtos diferenciados. “Vão sobressair as empresas que tiverem visão estratégica, ao fazer distribuição eficiente, ter uma boa comunicação com mercado, desenvolver rótulos e embalagens atrativas, bem como promover degustações”, observou. 
Apesar da falta de cultura do consumidor acerca do universo vinícola e também do custo de uma garrafa de vinho – independentemente de ser nacional ou importada – no Brasil, os debatedores apontaram para a melhoria do padrão econômico da população. O mercado brasileiro vem crescendo mais em valor que em volume, mostrando tendência de uma maior qualificação do consumidor. Também verifica-se um aumento no mercado de luxo, com a proliferação de coleções de vinhos no Brasil e, em termos de lazer, o enoturismo se apresenta como uma grande oportunidade para o consumidor conhecer e estreitar laços com a produção vinícola brasileira. 
Segundo dados apresentados pela Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA), existem cerca de 30 mil rótulos de vinhos disponíveis no Brasil, incluindo os nacionais, e 300 importadoras. A prova de que o mercado de vinhos nacionais está ganhando espaço é a presença de rótulos brasileiros em diversos eventos de do Rio Wine and Food Festival. No jantar de abertura do festival, que aconteceu no Copacabana Palace, foram servidos os espumantes Cave Geisse para um grupo seleto de convidados. Outra ação foi o lançamento da carta exclusiva de vinhos brasileiros do restaurante Mr. Lam, um dos mais concorridos do Rio. Os rótulos foram escolhidos com base no Anuário Vinhos do Brasil 2013 e apresentados em coquetel e feirinha, com a presença das 10 vinícolas brasileiras que entraram na carta. "Começa a chegar a hora que não se precisa mais ‘justificar’ o vinho brasileiro, ele simplesmente está na cena e vai surpreendendo, como vimos neste festival em vários momentos," disse Sergio Queiroz, um dos organizadores do evento. 
Para enaltecer ainda mais o produto nacional foi realizada na livraria Cultura, outro participante do RWFF, uma aula/degustação sobre o tema: História do vinho – vinhedos do Brasil com o lançamento do livro da Vinícola Villa Francioni. No Bar do David, que fica na comunidade do Chapéu Mangueira, Marcelo Copello deu um treinamento básico sobre como servir vinhos, além de fazer a aproximação entre os donos de bares da comunidade e os fornecedores de vinhos nacionais. Desta vez quem marcou presença foi a Salton. A Miolo participou ativamente e teve ações como o Jantar harmonizado Terroirs do Brasil  conduzido pelo enólogo Miguel Almeida no Giuseppe Grill Mar. Outra ação, mas dessa vez no Mercado Municipal do Rio de Janeiro (Cadeg), foram as degustações da Bueno Wines, Terroir do Brasil, entre outros  
O sábado (12), foi o grande dia dos Vinhos do Brasil, com o lançamento do livro do jornalista e expert em vinhos Marcelo Copello no Cadeg, com feijoada e petiscos de boteco harmonizados com rótulos nacionais no Instituto Cravo Albin, na Urca. Marcaram presença a Miolo, Bueno, Aurora, Pizzato, Salton e Perini. O vinho brasileiro esteve presente ainda nos dois eventos que marcaram o último dia do festiva: no Concurso Sommelier do Ano, o vinho servido foi da Aurora e, no Leilão beneficente no Fasano, o público VIP pode degustar espumantes Chandon, o rosé da Villa Francione, além de arrematar no leilão, produtos especiais da Miolo, Pizzato, Villa Francione, Vinícola Geisse e Pericó. 

O Rio Wine and Food Festival continuará no dia 28, com a Grande Prova Vinhos do Brasil, que terá seu resultado publicado no Anuário Vinhos do Brasil 2014, e promete reunir no hotel WindSor Atlântica, cerca de 1,5 mil garrafas de vinhos brasileiros avaliadas às cegas por um grande júri.

Nenhum comentário: