quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Restaurante Trindade comemorou o Dia do Enólogo



                                            A bem fornida adega do Trindade
                                            D/JN


O Dia do Enólogo (22 de outubro) foi comemorado em muitos lugares, obviamente que com muito espumante e vinhos tranqüilos. Enólogos são como grandes artistas e sabem profundamente as técnicas para elaborar verdadeiras obras de artes, como diz a jornalista Mariana Santos, da MKT Comunicação. Estudam e conhecem profundamente o mundo do vinho. É um profissional  importante para todos os amantes de vinhos. É o responsável pela elaboração da bebida, ele quem faz o blend (mistura de vinhos bases), tem total conhecimento da terra e das vinhas. O processo de elaboração dos vinhos começa bem antes das uvas serem plantadas.
O enólogo ajuda nas decisões de produção de todas as etapas da bebida, como por exemplo, a análise do terroir, métodos de irrigação, escolha das mudas, melhor técnica para plantar, poda e  colheita. Após finalizada a fase da colheita das uvas, é quem define as técnicas de vinificação, cortes (mistura de castas), tempo de amadurecimento e o momento certo do vinho ir para o mercado.
Um dos restaurantes que homenageou os enólogos no seu dia foi o Trindade, famoso pela sua excelente culinária, está entre os mais famosos restaurantes portugueses do país. Com duas unidades em São Paulo – Itaim e Alphaville -  é conhecido pela tradição, personalidade e sofisticação.No início de outubro o restaurante também inaugurou uma nova unidade em Brasília,  na 105 Sul, assinado pelo arquiteto Mauricio Karam.
Caracterizado pelo bom atendimento e sabores refinados influenciados pelas antigas cidades lusitanas, é impossível não chegar ao restaurante e se sentir surpreendido por um ambiente aconchegante e encantador. Como carro chefe, o restaurante apresenta uma gama de receitas com o tradicional bacalhau, exemplo disso é o Bacalhau à Trindade, Bacalhau Nunca Chega, entre outros.

No Dia do Enólogo, o Trindade sugeriu reflexões sobre qual  a importância dos enólogos para os restaurantes?  Qual a importância do vinho para acompanhamento de pratos refinados?  Como o restaurante investe nos vinhos? Características dos vinhos portugueses? Como harmonizar o vinho português com os pratos típicos lusitanos? É possível harmonizar vinhos com sobremesas portuguesas?  Quais vinhos portugueses mais apreciados pelos brasileiros? 

Nenhum comentário: