segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vinhos brasileiros estão entre as atrações de eventos em Nova York


 
                                Wines of Brasil na Flórida, em fevereiro
                                 Bárbara Ruppel/Ibravin

Projeto Wines of Brasil levou rótulos de seis vinícolas para o New York City Wine and Food Festival e Be Brasil, com profissionais e consumidores na cidade mais populosa dos Estados Unidos. Os vinhos brasileiros invadiram a cidade de Nova York (EUA) no mês de outubro com a participação de seis empresas em dois eventos na maior e mais famosa cidade dos Estados Unidos.  Por meio do projeto Wines of Brasil, as vinícolas apresentam seus produtos no festival gastronômico New York City Wine and Food Festival e no evento conceitual Be Brasil. O Wines of Brasil é o projeto de promoção de vinhos finos brasileiros no Exterior, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Os vinhos e espumantes da Aurora, Casa Valduga, Don Guerino, Miolo e Perini serão servidos no Festival, que ocorre entre os dias 17 e 20 de outubro, quando serão lançados quatro rótulos brasileiros na região. O encontro gastronômico envolve a degustação dos produtos e a venda direta ao público e deve receber mais de 5 mil pessoas entre profissionais e consumidores.        
No dia 18, está programado o Grand Tasting, degustação voltada a compradores, jornalistas, formadores de opinião, restaurantes e sommeliers. No mesmo dia, espumantes brasileiros serão harmonizados com pratos elaborados por 16 chefs. O projeto Wines of Brasil também levará rótulos verde amarelos para serem degustados junto a vinhos de outros terroirs mundiais no Global Night Market (Noite do Mercado Global) que ocorre no restaurante Plaza Food Hall.
A participação de quatro vinícolas no Be Brasil New York completa a agenda dos vinhos brasileiros  na mais cosmopolita das cidades do mundo, neste mês. O projeto da Apex-Brasil para apresentar as inovações, a arte e a cultura brasileira para a comunidade internacional será realizado entre os dias 15 e 22. Além de joias, livros, roupas e acessórios de moda, produtos das vinícolas Aurora, Casa Valduga, Miolo e Salton estarão à mostra e serão servidos no bar da casa localizada no badalado bairro de Soho. O local é conhecido por ser um dos points da cidade e receberá decoração com motivos brasileiros e espaço para visita virtual ao país que sediará os próximos grandes eventos do esporte mundial.
A gerente de Promoção Comercial do Projeto Wines of Brasil, Roberta Baggio Pedreira, aponta os eventos em Nova York como oportunidades para que a imagem dos vinhos brasileiros seja reforçada no mercado do País. Roberta destaca a abrangência e a qualificação do Festival deste ano e a forma conceitual do Be Brasil de apresentar o que o Brasil produz de melhor. “Certamente os nossos vinhos fazem parte desta seleção. Estes eventos aliam o estilo dos nossos produtos aos atributos positivos que o público enxerga e percebe sobre o Brasil. Estas ações reforçam nossa estratégia de participar efetivamente do mercado norte-americano para tornar o vinho brasileiro um produto reconhecido e presente na mente destes consumidores”, avalia.
O mercado americano
Desde o final do mês de agosto, segundo informações do Wines of Brasil, cerca de 25 novos rótulos de vinícolas brasileiras estão disponíveis no mercado dos Estados Unidos.  A cidade de Nova York é reconhecida mundialmente pela influência que exerce e por lançar tendências sobre o comércio, finanças, mídia, arte, moda, pesquisa, tecnologia, educação e entretenimento de todo o planeta. Estimada em cerca de 18,9 milhões de pessoas, a população da Região Metropolitana de Nova York é a maior dos Estados Unidos. O país é o principal mercado consumidor de vinhos do mundo. Em 2012, foram comercializados 3,2 milhões de litros, que representa 13% da produção de vinhos no mundo. Outros dados que chamam a atenção é o consumo por habitante, que supera 10 litros por ano, e a preferência pelo produto por mais da metade (52%) dos adultos que consomem bebidas alcoólicas.
No primeiro semestre deste ano, os Estados Unidos foram os maiores compradores de vinhos Brasileiros. O país exportou 140 mil litros, com valor consolidado de US$ 558,5 mil. O valor médio por litro exportado para aquele mercado é de US$ 3,99.
Eventos já realizados nos Estados Unidos este ano:
- Fevereiro: South Beach Wine Festival
- Março: Master Class Dallas
- Março: People’sVoiceWineAward - Snooth
- Abril: Passaporte Brasil Central Market
- Maio: InternationalWine, Spirits&Beer Festival
- Julho: SeminárioSocietyofWineEducators


Nenhum comentário: