quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Espumantes champenoise da Dunamis



                                        José Antônio Peterle, criador da Vinícola Dunamis
                                       Arquivo JN

A Dunamis Vinhos e Vinhedos, de Dom Pedrito, que colocou um Cabernet Franc entre os 30% melhores vinhos da safra 2013, vai fazer dois lançamentos, dia 10, em Porto Alegre. No Espaço Vinho e Arte/Casa Dunamis, apresentará seus primeiros espumantes elaborados pelo método tradicional champenoise (fermentação na garrafa):Dunamis Brut e Dunamis Extra Brut. O coquetel começará às 20h, à rua Múcio Teixeira, 107.
José Peterle, proprietário da vinícola, é um entusiasmado por tudo o que faz e, certamente, está satisfeito com o lançamento destes dois novos produtos. Ele é um grande empreendedor agrícola – arroz, soja e outros produtos – e criador de gado. Resolveu investir no vinho e está se dando muito bem.
Os vinhos são elaborados sob o controle dos enólogos Thiago Peterle e Vinicius Bortolini Cercato, o primeiro com 24 anos, o segundo com 25, jovens que gostam de vinhos descomplicados. A vinícola também é jovem, pois começou em 2010, em Dom Pedrito, uma nova região gaúcha para a vitivinicultura. Um de seus pioneirismo, foi apresentar o primeiro
 Merlot Branco do Brasil. Hoje, produz, também, os varietais Cabernet Franc, Pinot Grigio, Merlot Tinto e os recém-lançados Sauvignon Blanc e Pinot Noir, todos da linha Movimento. Completam o portfólio da vinícola os vinhos da linha Elementos: Cor (tinto), Ser (branco) e Tom (rosé), e os espumantes Dunamis Ar nas versões Brut e Moscatel.
"Nossos rótulos refletem a proposta da marca em oferecer vinhos criados para um público de espírito jovem e descontraído", explica Celso Gromowski, gerente geral da Dunamis.
Em quase três anos de atividade os vinhos Dunamis já conquistaram importantes prêmios. Recentemente, o Ar Moscatel recebeu a Grande Medalha de Ouro na 10ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas Brasil. Na ocasião, o Dunamis Tannat 2012 obteve Medalha de Prata e confirmou seu grande potencial, já que está previsto para ser lançado apenas em abril de 2014.Esse ano, os espumantes e vinhos Dunamis também foram premiados em duas competições internacionais de muito prestígio em Londres: o Decanter World Wine Awards e o International Wine Challenge.
No Decanter World Wine Awards, promovido pela  revista inglesa Decanter, entre os quase 14.000 vinhos do mundo todo, foram premiados o Dunamis Cabernet Franc, com uma Medalha de Prata, e o Dunamis Ar Brut, com uma Medalha de Bronze. No International Wine Challenge, uma das provas mais criteriosas do mundo do vinho, o Ar Brut voltou a ser destaque e trouxe para o Brasil menção honrosa, mesma premiação conferida ao Ar Moscatel.


Nenhum comentário: