segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Rio Wine and Food Festival chegou ao fim muito prestigiado


Com todos os eventos cheios e prestigiados, o Rio Wine and Food Festival terminou, ontem, domingo, como programação obrigatória para quem estava no Rio de Janeiro. Voltado para os amantes do vinho e da gastronomia, que começou  dia 7 de outubro, teve programação intensa. Teve almoço degustação de Portos Kopke a partir de 1935 no La Bottega del Vino, apresentação Bueno Wines por Marcio Marson, na ABS e aula/degustação na livraria Cultura e jantar degustação Kendall-Jackson - da Califórnia para o RWFF, também no La Bottega del Vino, tudo isso na sexta-feira.
Depois, o festival chegou ao ápice com degustações de 13 portos raros no restaurante Gabbiano. Vinhos como: Dalva branco de 1963, Ramos Pinto Vintage 1994, Borges Vintage 1963, Cálem colheita 1961, Burmester colheita 1941 e Kopke colheita 1937, foram apreciados por amantes da bebida. Mais cedo, também com muito prestigio, aconteceu uma experimentação de vinhos e aulas sobre o tema no Bar do David, na comunidade do Chapéu Mangueira e um almoço com os premiadíssimos vinhos Ugarte de Rioja, no restaurante Vieira Souto.
Na quarta (9), um dos dias mais ativos,  aconteceu o seminário “Vinho e Mercado” na Fundação Getúlio Vargas. Mais de 200 pessoas lotaram durante todo o dia o auditório principal da FGV, onde nomes como: Andreia Milan, Diretora de Promoção da Ibravin, Adilson Júnior, Presidente do Conselho Deliberativo da A.B.B.A. (Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas), Michel Friou, enólogo do Almaviva e Rogério Salume, Presidente da Wine.com, entre outros, destacaram a necessidade de se trabalhar em pró do aumento do consumo de vinhos no Brasil aliado a necessidade de campanhas de marketing e pesquisa, e de forma unânime, pontuaram a necessidade de levar o vinho de forma mais simples ao consumidor final.
A noite, diversos eventos aconteceram simultaneamente pela cidade, todos lotados de cariocas e turistas. No Mr. Lam, um jantar fechado para executivos, no Alloro, restaurante do Hotel Windsor, aconteceu o jantar a 4 mãos “Grandes Chefs” com Nadia Harón em parceria com Luciano Boseggia. As ações na livraria cultura, no restaurante Terra Brasilis e na SBAV também atingiram quórum máximo.  No sábado, houve lançamento do livro do Marcelo Copello no Cadeg e feijoada harmonizada com vinhos do Brasil no Instituto Cultural Cravo Albin, na Urca.  Domingo, último dia, aconteceu o Leilão Beneficente de vinhos no Hotel Fasano e a final do concurso de sommeliers do ano da ABS.

A Baco Multimídia, idealizadora e organizadora do RWFF, é uma empresa de comunicação que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. Também é responsável pela edição da revista Baco, o Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais. É dona do Portal SimplesmenteVinho.com.br. Seu portfólio inclui ainda o programa de rádio Simplesmente Vinhos, um curso de vinhos via celular, mídia digitais e uma série de eventos no Brasil e exterior.

Nenhum comentário: