sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Blanc de blancs da Dunamis em duas versões


                                            José Antônio Peterle, dono da Dunamis
                                            Arquivo JN
                                           Gabriela Fontou Brasil
                                            Foto DU/JN

Estive, quinta-feira à noite, na Vinho & Arte, em Porto Alegre, participando do lançamento de duas novidades da Vinícola Dunamis, os espumantes Brut e Extra Brut, elaborado pelo método champenoise e 100% uvas Chardonnay, isto é, um branco de brancas, pois, normalmente, os espumantes brasileiros são feito com uvas brancas e tintas, estas vinificadas em branco. São os primeiros produtos da Dunamis no mesmo tradicional de elaborar champanhas.
O dono da vinícola, José Antônio Peterle, com quem conversei bastante, inclusive sobre pecuária, soja e arroz, outras de suas atividades empresariais, comentou que as uvas Chardonnay são do terroir que possui em Cotiporã, na serra gaúcha, de onde provem grandes espumantes. “Identificamos a aptidão do nosso vinhedo para a produção das uvas Chardonnay, que têm suas características varietais expostas ao máximo”, explicou o enólogo Thiago Salvador Peterle. “Os lançamentos representam a máxima expressão do nosso vinhedo. Sua produção envolveu dedicação, cuidado e desafiou nossa equipe para chegarmos a um Blanc de blacs intenso e diferenciado”, afirmou José Antônio Peterle.
O outro enólogo da vinícola, Vinicius Bortolini Cercato observou que “os champenoises normalmente são muito complexos e com notas de frutas sobremaduras; optamos por manter a jovialidade presente em nossos vinhos, com a estrutura e aromas específicos de um vinho elaborado pelo método trdicional. A diferença é que o nosso champenoise é mais delicado e, por isso, mais instigante.”
O espumante Dunamis Brut tem 18 meses de contato com as leveduras, cor amarelo-palha com reflexos esverdeados e perlage fina e persistente. O aroma mistura maçã verde, damasco e notas florais, é fino e elegante, trazfrescos cítrico equilibrado e cremosidade intensa. O Extra Brut tem elegância, frescor delicado e untuosidade, também maturado por 18 mses, traz características varietais do Chardonnay, com notas de pão torrado e amêndoas que se mesclam em perfeito equilíbrio com descritores de frutas secas e flores bancas. É bastante persistente e intenso.

O encontro na Vinho & Arte, espaço da enóloga Maria Amélia Duarte Flores, foi muito bom. Encontrei amigos como a Gabriela Fontoura Brasil, o Rafael Chaves Barcelos, que está com novo projeto na área empresarial, o qual será deflagrado na próxima semana, o  especialista em vinhos Irineu Guarnier e a minha querida amiga paulista Alessandra Casolato, da c.h2a assessoria de imprensa, que veio de São Paulo especialmenete para o lançamento.

Nenhum comentário: