quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ibravin lança campanha promocional de fim de ano


O Instituto Brasileiro do Vinho está convidando para a  apresentação da campanha promocional de final de ano dos vinhos brasileiros. Serão mostrados os materiais desenvolvidos para veiculação na mídia e aplicação nos pontos de venda para sensibilização do consumidor brasileiro a respeito dos vinhos  elaborados no Brasil.
Será hoje,, no Spa do Vinho Caudalie, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, às 18h30min. Como o convite veio de última hora, não deu para me articular e ir até lá, beber um bom vinho, confraternizar com os amigos, inclusive com a Deborah Villasboas Dadalt, diretora do hotel.
Beba com descontração é o mote da campanha promocional dos vinhos brasileiros para o final de ano. O lançamento contará com a presença de 25 dirigentes e empresários do setor supermercadista brasileiro, recebidos pelo presidente da Agas,  Antonio Cesa Longo.
Nos três primeiros trimestres do ano, a participação no mercado interno dos vinhos finos espumantes brasileiros foi de 30%. Porém, o período mais relevante para comercialização do setor está nos três últimos meses do ano, quando se efetiva o faturamento de 40% destes produtos. Para turbinar este desempenho e melhorar a fatia abocanhada pelos vinhos nacionais o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) está apostando em uma das principais qualidades do povo brasileiro para estimular a escolha pelos rótulos do país. 
Entre os dias 25 de novembro a 8 de dezembro entrará no ar a campanha promocional Beba com Descontração. O mote valoriza a alegria, a criatividade e a forma descomplicada de viver e se divertir dos brasileiros e dos vinhos aqui elaborados. A campanha, desenvolvida pela agência Escala, de Porto Alegre, envolverá comerciais em horários nobre da televisão, spots em rádios e banners na internet com abrangência no Rio Grande do Sul.
O lançamento da campanha será para uma plateia considerada estratégica. Além de representantes das entidades e das vinícolas brasileiras, estará presente um grupo com  25 empresários e dirigentes do setor supermercadistas de seis estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará e São Paulo. A missão comercial, trazida ao estado pelo Ibravin, será ciceroneada no dia do lançamento da campanha pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antonio Cesa Longo, e pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Marcio Milan.
“Esta é uma ação de mídia conectada com o varejo, pois visa estimular o consumidor a optar por rótulo brasileiro quando for às compras. No Brasil, de cada quatro garrafas de vinho vendidas, três são em supermercados”, informa o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Ele acrescenta que o envolvimento da Agas e da Abras nesta ação é fundamental. “Eles ajudarão a para dar exemplo e sensibilizar as associações supermercadistas e varejistas dos demais estados do país a aderirem a ações promocionais e dar maior espaço para os vinhos brasileiros”, complementa.
- Para o setor vitivinícola, o último trimestre concentra um terço do total das vendas anuais do setor, chegando a 40% se considerado apenas os vinhos finos e espumantes.
- As festas de final de ano, somadas ao período de férias alavancam principalmente as vendas de espumantes que, no período respondem por 54,3% do faturamento do ano.
- Caso seja repetido o desempenho comercial do ano passado, que registrou incremento de 12% nas vendas de espumante, serão comercializadas 8,99 milhões de litros de espumante e 5,66 milhões de litros de vinhos finos.
Objetivos da Campanha:
- Gerar desejo e vendas para a compra de vinhos e espumantes brasileiros no final do ano.
- Descomplicar o consumodo vinho, evidenciando novas situações de consumo.
- Elevar a percepção de qualidade dos vinhos brasileiros.
Público-alvo:
Jovens Adultos, 25 e 34 anos, que já são consumidores, e gostam de experimentar estilos novos e diferentes de vinho regularmente. 
PONTOS PRINCIPAIS A SEREM TRABALHADOS PELA CAMPANHA:
Descomplicar
Desmistificar a ideia de que beber vinho é algo difícil e complicado, que exige um ritual e é para entendidos.
Novos Momentos
Falar de novos momentos de consumo, em qualquer lugar e situação:vendo o jogo de futebol,em um happy hour, na balada...
Origem
Dar foco no consumo do vinho brasileiro.
Mote: Descontração
O povo brasileiro é descontraído. Por isso, se identifica com essa característica. Os vinhos do Brasil são descomplicados e descontraídos, podendo ser consumidos em diversas ocasiões.


Nenhum comentário: